Página:A escravidão dos negros.pdf/111

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
CONDORCET
107


veis de provas rignrosas. A resolução de todas as questões de direito publico, de legislação, de administração, tornára-se, graças a elle, uma consequencia necessaria, e nunca arbitraria, d'esses principios. Nada encontrára elle que não pódesse, que não devesse ser regulado pelas leis inflexiveis da justiça; e sujeitára o systema social á leis geraes e rigurosas como as que governam o sytema do mundo. Não procurava, á semelhança dos antigos legisladores, desnaturar o homem para engrandecel-o; porém, queria tornal-o feliz e sabio, ensinando-lhe a ouvir a razão, a conhecer e amar a justiça, a seguir a natureza.

Si suas idéas e suas vistas perecessem com elle,a humanidade, que nunca teve perda maior, nunca a teria mais irreparavel.

Em um ministerio curtissimo de duração, viram-o todos — garantir a subsistencia do povo, tornando livre o commercio de grãos, — restituir aos possuidores de terras, não só seus direitos de propriedade, como tambem o de disporem livremente dos produdctos do sólo, — e restituir ao mesmo tempo aos homens que vivem do seu trabalho a livre disposição de seus braços e de sua industria, especie de propriedade não menos sagrada, de que os tinha privado o estabelecimento das corporações de officio com seus regulamentos. Destruio o captiveiro dos impostos de trabalho forçado, captiveiro que colloca o povo em peior estado que o das bestas de carga, pois ao menos alimentam-se os animaes que são obrigados a trabalhar. Todas essas leis, que bastariam para illustrar um ministerio de 20 annos, elle as fez em 20 mezes; e eram apenas os traços preliminares do plano mais vasto, melhor combinado, que legislador algum concebeo jámais para a felicidade de uma grande nação. Os meios de execução teriam sido simples; e esta feliz revolução ter-se-hia realisado em poucos annos, sem perturbar a tranquillidade publica e sem impor sacrificio algum á justiça.

Tudo quanto a velhacaria póde inventar de pequenas trapaças, foi empregado pelos inimigos do bem publico para levantar contra elle tempestades. Alcançaram exito mais completo do que esperavan; essas tempestades, porém apenas serviram para fazer admirar ainda mais os talentos, a coragem e as virtudes do grande homem cuja illustração e incorruptivel equidade temiam.

Foi o unico de todos os homens d'Estado que não teve outra regra politica senão a justiça, outra arte senão apresentar a verdade com clareza e com energia, outro interesse senão o da patria, outra paixão senão o amor do bem publico. Si elle aborrecia essa politica infame que illude a nação para augmentar a riqueza e o poder do principe, a outra — insidiosa —