Página:A illustre Casa de Ramires (1900).djvu/254

Wikisource, a biblioteca livre
246
A ILUSTRE CASA DE RAMIRES

ao velho amigo, evitando assim que a primeira Auctoridade do Districto continuasse a esbanjar um tempo precioso n’aquelles passeios, de olhos pregados no Palacete dos fidalguissimos Barrôlos. Enviamos portanto a V. Ex. aos nossos sinceros parabens por esse acertado passo que deve calmar as impaciencias do fogoso Cavalleiro e redondar em beneficio dos serviços publicos!»

Revirando o papel nas mãos, Gonçalo pensou:

— É das Louzadas!

Ainda estudou a lettra, as expressões, descortinando que redundarfora escripto com um O, architecturasem C. E rasgou furiosamente a grossa folha, rosnando no silencio da livraria:

— Aquellas bebadas!

Sim, era d’ellas, das odiosas Louzadas! E essa origem mais o aterrava — porque maledicencia, lançada por tão ardentes espalhadoras de maledicencias, já certamente penetrára em todas as casas d’Oliveira, mesmo na Cadeia, mesmo no’Hospital! E agora a cidade divertida, lambendo o escandalo, relacionava perfidamente os rodeios do André pelos Cunhaes com essa sua visita ao Governo Civil que assombrára a Arcada. Na ideia pois d’Oliveira, e sob a inspiração das Louzadas — fôra elle, elle, Gonçalo Mendes Ramires, que arrancára o Cavalleiro á sua Repartição, o conduzira serviçalmente ao Largo d’El-Rei, lhe