Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/119

Wikisource, a biblioteca livre
- 117 -

conforme o gosto de cada um. Mistura-se metade d'elle com meia ou uma dúzia de ovos e se bate tudo bem, ou já se tenha batido antes os ovos e frija-se em gordura quente com manteiga. A outra parte de herva ou guizado se deita por cima da omellete.

Feijão branco

Cosinhe-se o feijão branco; quando estiver quasi molle, se deita dentro pedaços finos de carne secca, carne de porco, um pedaço de toucinho e um pequeno de paio; deixa-se cosinhar. Note que a carne sêcca deve estar cosida e molle ao entrar para o feijão e a carne de porco e toucinho também. Põe-se gordura n'uma cassarola e quando quente se deita dentro cebola, alho pizado, pouco sal, pimenta do reino e louro, quando fritos estes temperos, se passa o feijão e tudo mais para esta cassarola e se deixa engrossar.

Tripas de vacca

Lavadas em muitas águas, põe-se n'uma vasilha com sal e caldo de laranja azeda e se deixa ficar até o dia seguinte. Tira-se então e se lavam na água fria; escaldamse em água fervendo, deixando-se alli até esfriarem.

Se deita então ao fogo em água fria com sal e pimenta do reino, salsa e cebola, deixando-se ferver durante 4 a 5 horas. Junta-se-lhe 2 a 3 ovos desmanchados n'agua fria; deixe que ferva por meia hora, e ponha-se umas talhadas de limão e sirva-se.

Miolos de vacca

Tira-se aos miolos a pelle que os envolve e lava-se em bastante água e se põe em seguida a cosinhar em bastante água, vinagre, sal, e pimenta, cebolas e um pouco de salsa. Meia hora depois se retire do fogo, se parte em pedaços e se envolve em farinha de trigo e frijam-se em manteiga ou gordura. Estando com bôa côr, escorram-se e se servem com salsa frita por cima.