Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/120

Wikisource, a biblioteca livre
- 118 -
Costelletas de carneiro

Depois de cortadas e batidas as costelletas com um cutello. aparam-se para que fiquem com boa apparencia.

Polvilhem-se com sal fino e pimenta do reino de ambos os lados e se deite na grelha sobre brazas, virando-se para corar por igual; depois de assadas se põe n'uma travessa com manteiga derretida, salsa picada e sueco de limão.

Serve-se com batatas cosidas.

Pombos fritos

Córte-se o pombo ao meio depois de limpo e se, achate com batidor de bifes. Ponha em caldo de limão sal e alho pizado e deixe de molho durante 4 horas.

Passe pedaço por pedaço em farinha de trigo e depois em gemmas de ovos; se torna a passar em farinha e se assa em gordura quente e embrulhados em papel branco, grosso, untado de manteiga, virando de um para outro lado e serve-se com salada.

Coelho guizado

Limpa-se o coelho e corta-se aos pedaços e se põe a ferver em água, vinho tinto, sal, e salsa, mangerona e noz moscada. Põe-se no fogo uma cassarola com gordura ou azeite doce, sal e pimenta, rodas de cebola; deixa-se ferver e se lhe junta uma colher de vinagre e outra de caldo e põe-se os pedaços do coelho dentro esquenta-se e serve-se.

Gallinha de molho pardo

Lava-se uma gallinha, bem limpa, corta-se em pedaços; põe-se ao fogo uma cassarola com gordura alho pizado, sal cebola, tomates e meia folha de louro. Quando o tempero estiver alourado, põe-se os pedaços da gallinha dentro e se deixa suar, bem tampado; depois põe-se um pouco d'agua e se deixa cosinhar quando estiver molle, então é que se põe o molho pardo.