Página:A voyage to Abyssinia (Salt).djvu/241

Wikisource, a biblioteca livre
CHELICUT.
233
Ras Welled Selassé e foi acordado entre as partes que deveria ocorrer a meio caminho de uma montanha alta nas imediações, onde Liban estava acampado. Assim, no dia 8, o Ras, com a participação de cerca de trinta de seus homens mais próximos, subiu a montanha e logo chegou ao local onde a conferência havia sido marcada: quando chegou, no entanto, ao local, Liban, que era muito jovem, ficou tão alarmado, pelo medo que sentia de Ras Welled Selassé, que não se atreveu a descer; em conseqüência disso, o Ras, com a ousadia intrépida pela qual ele é sempre tão distinto, levou o Sr. Pearce e dois de seus mais valentes "jagonahs", ou "combatentes", e avançou no meio do campo de Liban, onde encontraram com o jovem chefe sentado em uma pedra bruta, na frente de seu povo.
Dificilmente é possível imaginar um exemplo mais impressionante da superioridade que o intrépido espírito e a capacidade mental conferem em um país bárbaro, do que o que foi exibido na presente ocasião; pois, embora o Ras fosse tão fraco, ele mal conseguia andar sem apoio, e Liban, pelo contrário, possuía toda a força e energia do vigor juvenil; contudo, ao se aproximar do velho, ele estava evidentemente impressionado, e levou algum tempo até que ele pudesse reunir seus pensamentos o suficiente para falar sobre a proposta. Em pouco tempo, porém, ele recuperou o ânimo e, no curso da discussão que se seguiu, ficou estabelecido que o Ras desistiria de maiores hostilidade, sob a condição de Liban se comprometer com a futura boa conduta de Gojee; este último, por sua vez, aceitando a garantia e seria obrigado a nunca mais invadir o território abissínio durante a vida do Ras.
Antes de rastrear o progresso do Ras de volta à sua capital, pode ser apropriado, neste lugar, apresentar uma breve descrição do Galla imediatamente subordinado ao comando desses dois chefes poderosos.
Eu já afirmei minha opinião de que os Galla entraram na Abissínia pelo sul, a caminho de Melinda e Patta, e sobre esse assunto poucas dúvidas, eu imagino, podem ocorrer, por circunstância das tribos que ainda formam uma cadeia ininterrupta entre esses pontos. Como