Página:A voyage to Abyssinia (Salt).djvu/242

Wikisource, a biblioteca livre
234
CHELICUT.
os godos e os vândalos, que se espalharam por grande parte da Europa, os Galla derramaram tribos separadas nesta parte da África, em diferentes períodos, de acordo com a perspectiva de vantagem ou acordo; e, como o primeiro, em pouco tempo tornou-se naturalizado e, em muitos casos, adotou a linguagem, as maneiras e os costumes dos nativos que conquistaram.
Com relação às invasões em três grandes divisões, cada uma consistindo em sete tribos; seu governo "estabelecido sob os reis, Lubo e Mooty, eleitos a cada sete anos"; "seus conselhos de chefes" e outras circunstâncias relatadas pelo Sr. Bruce, parecem ser costumes ou tradições peculiares aos Maitsha Galla, com quem o Sr. Bruce conversou, [1] ou são confinados inteiramente às tribos do sul, [2] como entre aqueles que descrevo, não se sabe que exista tal governo político regular. Tanto quanto pude constatar pelos Ras, que falavam a língua dos Galla, e pareciam familiarizar-se intimamente com sua história, parecia que nenhum vínculo comum de união subsiste entre as diferentes tribos, exceto o fato de falarem a mesma língua; vinte tribos, pelo menos, sendo conhecidas perfeitamente independentes uma da outra, cada uma governada por seu chefe peculiar, respectivamente em inimizade entre si, e o caráter do povo essencialmente variando, de acordo com os distritos em que se estabeleceram.
As duas divisões maiores do Galla, conhecidas sob a denominação geral de Edjow, vivem sob o domínio dos dois chefes acima mencionados, Gojee e Liban. Diz-se que o mais poderoso dos dois é Gojee, e isso parece que se deve principalmente às suas proezas pessoais; para outros por comandar uma extensão maior do país, e manter um corpo maior de cavalos e o próprio Gojee se permitiu assumir o mais alto título de Imaum.Já Liban geralmente reside em um distrito chamado Werho-Haimanot, próximo ao rio Bashilo, e parte de seus súditos é mais civilizada do que o resto de seus compatriotas. Vi vários dos primeiros na corte do Ras, e suas maneiras, trajes e hábitos pareciam de modo algum inferiores aos dos
  1. Vide Bruce, Vol. III, p. 241
  2. Alguns relatos foram fornecidos posteriormente a partir de diferentes fontes de informação.