Página:A voyage to Abyssinia (Salt).djvu/365

Wikisource, a biblioteca livre


A exatidão desta relação é fortemente confirmada pela circunstância do número inadequado de soberanos mencionados nas Crônicas como tendo reinado entre Abreha e Ameda; que, pela ordem que arrisquei adotar, oferece uma proporção muito justa; e da singular coincidência que, tomando o oitavo ano do reinado de Bazen como o ano do nascimento de Cristo, e acrescentando treze anos do reinado de Abreha, que é o período normalmente aceito para a introdução do cristianismo, chega-se a trezentos e trinta anos, que é o intervalo entre os dois eventos mencionados nas Crônicas. Vamos supor então que Asfah, Arfad, Amosi e Seladoba juntos tivessem reinado cerca de setenta anos e os acrescentamos à lista depois de El Ahiawya; isso dá uma boa consistência às Crônicas, trazendo-a regularmente até Ameda, que sabemos ser contemporâneo de Justino I.

O leitor clássico terá prazer em reconhecer, na lista acima, o nome do soberano que reinou na Abissínia no período em que o Périplo pelo Mar da Eritreia foi escrito; como pode dificilmente, creio eu, admitir uma dúvida de que Zoskales (Σωσκαλες [1]) ali mencionado não seria o Zahakale aqui nomeado, que se diz ter reinado entre os anos setenta e seis e noventa e nove; e é uma circunstância extraordinária como isto está de acordo com o período ao qual o Dr. Vincent atribuiu a redação do Périplo, isto é, ao décimo ano do reinado de Nero, ou 64 A.D. , fazendo uma diferença de apenas doze anos, um singular coincidência que necessariamente adiciona uma confirmação muito importante para ambas as contas.

A próxima luz lançada sobre essa história pode ser extraída das narrativas da conversão dos axomitas à religião cristã no tempo do Imperador Constantino, conforme relatado por Rufino, [2] e outros escritores eclesiásticos; pelo qual parece evidente que a pessoa chamada Frumentius era o Abba Salama ou Fremonatos noticiado pelas Crônicas e que depois de ter residido alguns anos na Abissínia, foi elevado à categoria de bispo por Atanásio, e foi o primeiro a introduzir o cristianismo entre os habitantes do lugar.

  1. A alteração de uma única letra "α" para "σ", daria precisamente o mesmo nome, e é um erro que é muito provável que tenha ocorrido. Vide o Périplo do Mar Eritreu editado pelo Dr. Dean W. Vincent. "O rei deste país é Zoskales, cujos domínios se estendem do Moscophagi a Barbaria - um príncipe superior à maioria, e educado com um conhecimento de grego."
  2. Lib. I. c. 9 e Cedreans, p. 284, vol. I