Página:Ao redator do diário.djvu/11

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


A classe superior apresenta todos os sintomas de decomposição. A desmoralização obceca uns, e apavora outros. Homens que deviam tomar o passo aos acontecimentos, andam vagos, múrmuros, e mais tímidos, quanto mais elevados: a altura dá vertigens. Muitos a esta hora me supõe possesso de grande cobiça ou estulto delírio.

Erasmo sentiu a impotência de sua palavra para assoberbar esta avalanche aristocrática, assim como a sentira para revolver a onda estagnada da opinião popular.

Restava a coroa.

Ali está a cabeça da nação. Não toldam a lucidez da mente superior sombras que projete a inveja. Sua abnegação e civismo estão provados.

Grato e fácil é o desígnio de convencer uma razão reta quando não se tem outro prol além da verdade. Mais ainda; se a convicção já ali despontou e só aguarda espaço e vez de produzir-se.

Eis por que Erasmo se dirigiu ao trono. Lá está o que o egoísmo e a vaidade lhe recusariam em muita parte. Ouvido benévolo para o escutar; dedicação pronta para o compreender; ilustração magnânima, que não desdenha a ideia, e corrige o erro sem mofa.

É duro, quando se professa como o nobre redator o culto à verdade, sair à praça para esmolar de indolência em indolência óbolos de leitores; e recolher após afanoso lidar, travado de amarguras, com mesquinha coleta.

Para ser lido e meditado pelo imperador, Erasmo não carece de proteção, nem de engodo; basta aparecer. Acordem, os de voz estentórea, a nação; congreguem, os que dispõem da senha mágica, aos capazes. Eu que não fui talhado para esses trabalhos hercúleos, faço muito elevando ao monarca os gemidos da pátria.

Pertinaz visão deve encher os olhos àqueles que enxergam nas minhas cartas o espectro do absolutismo. Não se reclama a constituição para a conspurcar; não se invoca a honra para consumar uma obra de traição e deslealdade; não se ostenta com escandalosa publicidade um plano, cujo sucesso está no mistério, na surpresa, no silêncio.