Página:As organizações no ciberespaço.djvu/112

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


já que nem a internet que uso, me é paga, mas sim sou eu que pago". Ao analisar essa frase já é possível observar que os custos de transação se deslocaram, neste momento não incidem sobre a firma ou organização, quem arca com os custos transacionais são próprios colaboradores da Wikipédia, no momento que adquirem um computador, acesso à Internet ou o conhecimento para transferir. Portanto, uma análise das organizações não devem incidir sobre a firma especificamente, pois sempre haverá alguém arcando com os custos transacionais, é necessário analisar os que trocam o seu trabalho por alguma necessidade que a organização satisfará. Analisar a Wikipédia sob a noção firma-mercado é a mesma coisa que analisar uma igreja ou o Estado, ela não cresce em função do custo de transação mais eficiente, cresce de acordo com o trabalho que ela consegue ideologizar, ou trocar por uma necessidade que ela satisfaz.

Este fato descrito anteriormente também pode ser corroborado pela teoria da economia de doação proposta por Kollock (1994), uma vez que o autor elencou alguns fatores que seriam tidos como a "moeda" utilizada na Wikipédia e nas demais organizações onde as relações forem semelhantes. Outra característica que levou à "peer-production" foi o fato de não haver orientação para o mercado, entretanto conforme já foi verificado existe uma relação de troca entre trabalho e necessidade, apesar de não existir relação monetária tradicional.

A ideologia do capital exerce grande poder na maioria das análises contemporâneas sobre as organizações, tanto para o bem quanto para o mal — seja lá o que for o bem ou o mal. A influência do capitalismo não permite enxergar o mercado como uma relação, denomina mercado como um ente social expresso em valores financeiros, o que pode ser um erro. "O" mercado nada mais é do que uma relação que troca trabalho por alguma necessidade. Uma relação nada mais. Portanto, sob essa visão há mercado na Wikipédia, o integrante troca o seu trabalho por alguma necessidade psicológica em relação à sua socialização. E esse mercado possui as características semelhantes às do chamado mercado e que é expresso em valores