Página:As organizações no ciberespaço.djvu/22

Wikisource, a biblioteca livre

social.

Nesse sentido, Oliveira (2007), conceitua pesquisa qualitativa como sendo um processo reflexivo e analítico da realidade através da utilização de métodos e de técnicas para uma compreensão detalhada do objeto em seu contexto histórico e/ou sua estruturação.

Ainda de acordo com a autora, uma pesquisa qualitativa vai além de acumular dados e quantificá-los, deve analisar causas e efeitos com uma contextualização no espaço e no tempo dentro de uma análise sistêmica. Tal procedimento objetiva a busca por informações fidedignas que expliquem em profundidade o significado e as características em cada contexto que se apresente o objeto. A opção pela abordagem qualitativa deve ter como fundamento a existência de uma relação dinâmica no mundo, o sujeito e o objeto, portanto uma relação entre o objetivo e o subjetivo. Não há verdades absolutas, ou se existem não devem ser encaradas como tal neste tipo de pesquisa.

Chizzotti (2006) preconiza o crescimento da consciência e do compromisso sobre a validade da pesquisa qualitativa, bem como sua necessidade prática para a construção solidária da vida social. Os pesquisadores que optaram por esse tipo de pesquisa não pretenderam, nem pretendem, furtar-se de rigor e objetividade.

O estudo de caso aparece na linha das pesquisas qualitativas na medida em que objetiva reunir informações relevantes sobre o objeto de estudo no sentido de alcançar um maior conhecimento sobre este, além esclarecer dúvidas prévias, nortear ações posteriores e analisar as relações de um fenômeno no contexto ao qual se insere.

Para Oliveira (2007), o estudo de caso deve ser empregado para atingir os objetivos estabelecidos pelos pesquisadores através de um estudo aprofundado que busque fundamentos e e explicações para um determinado fato ou fenômeno empírico.

De acordo com Chizzotti (2006), os estudos de caso objetivam explorar um caso singular na vida atual contemporânea, bem delimitado, contextualizado em tempo e lugar para