Página:As organizações no ciberespaço.djvu/26

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


contexto uma teoria não deve ser vista como grandes sistemas fortemente inter-relacionados de proposições ou conceitos que explicam amplos fenômenos, mas como algo de alcance mais limitado que objetiva a organização e o desenvolvimento de um conjunto integrado de conceitos e das relações entre eles.

Este procedimento é indicado por como um estudo de caso interpretativo, ou seja, há uma elaboração de um relato detalhado do fenômeno social, envolvendo sua configuração, estrutura, atividades, mudanças no tempo e relacionamento com outros fenômenos, ainda, busca demonstrar a complexidade da situação e os aspectos nela envolvidos. Porém, procura, sobretudo encontrar padrões e desenvolver categorias conceituais que possam ilustrar, confirmar ou opor-se a suposições teóricas.

Ainda de acordo com Silva, Godoi e Mello (2006), a unidade de pesquisa deve ser escolhida tendo em vista a contribuição do caso para a formulação da teoria que emerge, portanto é uma amostragem teórica selecionada a partir da sua relevância para as questões de pesquisa e para dar suporte ao desencadeamento teórico que vem sendo desenvolvido. São buscados os casos que possuam significância teórica porque possuem características que auxiliam o pesquisador a desenvolver e testar suas proposições.

Em face da questão problema "Quais são as características de uma organização social que surge e se fundamenta no ciberespaço em consonância com as características das organizações já concebidas e estudadas pela bibliografia existente?" bem como da relevância contextual se identificou como unidade de análise a Wikipédia em língua portuguesa. Um projeto colaborativo para a produção de uma enciclopédia de conteúdo livre e onde qualquer pessoas possa editar e consultar as informações. As informações mais detalhadas sobre a unidade de análise foram expostas no capítulo VI — A organização dos pares na Wikipédia.

Nesse sentido, inicialmente ocorreu um trabalho de exploração no objeto de pesquisa, realizado através de navegações e observações com o intuito de aprofundar os conhecimentos