Página:Benjamin Constant, fundador da Republica brasileira.pdf/14

Wikisource, a biblioteca livre
— 14 —

neração para recommendar aos suffragios eleitoraes o nome do seu companheiro de lutas nessa porfiosa e terrivel campanha, em que parecia animal-os a ambos o mesmo sentimento de amor á patria, que era nelles entranhado, e que foi capaz de gerar esse acto de audacia a que se abalançaram temerarios, jogando a vida para pôr em segurança o futuro da terra, que lhes fôra berço.

Não conheço da sua vida acto que valha por lição que nos ensine a lutar pela conquista do poder. Não exerceu funcções de governo sinão porque lutou debalde por esquivar-se a ellas, e não cedeu á força das circumstancias, que lhe indicavam um posto entre os membros do governo provisorio, sinão porque lhe apontaram esse logar como o cumprimento de um dever civico, para onde o estavam impellindo as responsabilidades, que assumira como factor da demolição do throno.

A critica, mais de uma vez, feriu e invectivou actos seus. Bem podia ser que errasse. Esse é o condão do espirito humano; e ninguem logrou nunca escapar a essa fatalidade, que pesa sobre todos.

Mas o que é certo é que nunca outros moveis teve que não fossem o desejo de ser util á sua patria e de concorrer nara leval-a a mais bellos e brilhantes destinos.

Aqui não cabem palavras que lhe resguardem o nome sagrado dos ataques sempre injustos, de que, por vezes, foi victima, e, ás mais dellas, porque, no ponto de vista em que elle estava collocado, discipulo de uma doutrina sem ser um cego partidario della, guiou-se por normas e regras, que não contentaram os sectarios da religião theologica ou os partidarios da democracia metaphysica e revolucionaria, e nem eram acceitas pelos fieis do mesmo credo.

Isso succedeu com todo o seu vasto plano de reformação pedagogica, contra o qual se assanharam todos os que eram de outras escolas, ou os que não tinham nenhuma escola, insubmissos á disciplina de qualquer systema philosophico, sem orientação e sem bussola no mare magnum de doutrinas anarchicas e metempiricas, contradictorias e oppostas, e contra o qual ergueu-se tambem a palavra severa dos positivistas orthodoxos, que, em paginas inspiradas pelo amor aos principios, levadas até aos mais exaggerados limites,apontaram os defeitos desses actos do governo, que tinha a preoccupação de abrir ao ensino novos horisontes, introduzindo nelle os novos methodos scientificos e promovendo a completa transformação do espirito publico pela adopção do plano de um ensino integral das sciencias abstractas.