Página:Cartas litterarias Adolfo Caminha 1895.djvu/18

Wikisource, a biblioteca livre

A esse tempo os continuadores de Balzac colhiam seus primeiros triumphos, dando combate franco ás velhas formulas.

Zola, disciplinado e austero, recolhido no seu tugurio de Médan, arregimentava em torno de si um grupo temerário, que era o assombro da burguezia pariziense e o desespero da Revue des Deux Mondes. Já por toda parte se apregoava a victoria do Naturalismo.

Dos contemporâneos de José de Alencar um apenas escapára á indifferença publica, esse mesmo porque fora se desembaraçando cautelosamente dos velhos moldes e enveredando pela psychologia.

O escriptor que firmara os Contos Fluminenses e as Phalenas, outrora lidos com avidez pelo madamismo de Botafogo, julgou mais acertado empregar o tempo em observar e descrever os homens e as cousas de sua época, segundo a impressão directamente recebida.

As Memórias de Braz Cubas caracterisam bem o estado de um espirito que se agitara numa ancia de verdade e analyse. Não é tudo o que se poderia desejar, mas differe muito dos velhos contos e fantasias.

Pouco a pouco a nova individualidade litteraria de Machado de Assis foi se accentuando por tal geito que ainda hoje o lemos com agrado, senão com enthusiasmo.

Corriam os annos.