Página:Cidades Mortas (contos e impressões) - 1921.pdf/102

Wikisource, a biblioteca livre
92
O ESPIÃO ALLEMÃO
***

E' força que os novellistas fixem estes aspectos heroicos do paiz já que descuram delles Pombos e Capistranos sisudos.

A acção de Itaóca durante a guerra foi devéras notavel; mas como Itaóca não passa de humilde logarejo perdido no espinhaço da serra, sem bons correspondentes junto aos jornaes do Rio, toda a sua agitação mavortica permanecerá sem noticia si lhe não acode chronista fiel.

Itaóca tem, officialmente, cinco mil habitantes — estatistica feita a olho. O chefe da terra mandou carregar vinte por cento de «crescima» sobre o calculo do vigario, em virtude da velha rivalidade com Itapúca, cidade vizinha onde o olhometro municipal accusára quatro mil e quinhentas almas, afóra as penadas. Itaóca não se abaixa! Já sua philarmonica era a melhor, o jornal tinha mais estylo e o mercado mais verdura. Ficou mais populosa, tambem, depois do patriotico rescenceamento.

Itaóca é regida, politicamente, pelo coronel José Pedro, e intellectualmente pelo vigario, monsenhor Acacio da Silva, um homem que sabe tudo, desde latim até astronomia. Além deste luzeiro, ha outras possantes candeias em Itaóca: o juiz, velho bacharel pelo Pedro II, o Leão Lobo, mulatinho disfarçado, emerito em versos, charadas, enigmas e logogriphos. Ha ainda o Pimenta, secretario da Camara, major Ventania, veterano de Itararé, e outros, que leram o Rocambole a fio e assignam as folhas governistas.

Quando rebentou a guerra foi grande a emoção de Itaóca. Sensação de estupor. Mas o coronel expedito que era, sem vacillar um minuto convocou o directorio. Reunidos que foram os seus oito membros, o presidente expôz com palavras solemnissimas a gravidade do momento, e pediu alvitres. Pimenta tomou a palavra e propôz ficar-se o directorio em sessão permanente até o fim da guerra. Leão Lobo aventou a ídéa d'um comité de Salvação Publica, bem como a de um vereador sem pasta. Outros alvitres de primeirissima foram lembrados, mas só logrou approvação a idéa sensata do presidente: não fizerem coisa' nenhuma antes das outras municipalidades se manifestarem. Aguardariam os acontecimentos de olho ferrado nos jornaes e no patriotico presidente da Republica, a quem officiariam no mais alevantado estylo. Quanto á sessão permanente, achava isso uma gradde maçada.

Assim se fez e Itaóca, não podendo revelar genio criador, portou-se durante a guerra como a mais direitinha das Maria-vae-com-as-outras.

A primeira resultante da guerra foi, no paiz inteiro, o incremento das linhas de tiro. Itaóca não ficou atrás e deitou; tambem, o seu tirozinho. Que revolução não foi aquillo! Veiu instructor de fóra,e a coisa se fez por musica, com duzentos homens de effectivo — no papel. Effectivos, na realidade, eram apenas vinte. Os mais, homens de oitenta kilos, negociantes, fazendeiros, «gente grada», constituiam o «enchimento». Cooperavam com dinheiro e boa vontade, mas isso de exercicios, e gymnastiça, e tiro ao alvo: — «coisa de meninada». Apesar de apenas vinte, os rapagotes de perneira e chapeu á americana transformaram Itaóca