Saltar para o conteúdo

Página:Cypherpunks-manifestos WEB.pdf/53

Wikisource, a biblioteca livre

em certo sentido os inteiros e e d são “inversos” um do outro. [Se isso não estiver claro, consulte um dos muitos textos e artigos sobre criptografia de chave pública].

Digital timestamping: uma função de um notário digital, em que alguma mensagem (uma música, roteiro, caderno de laboratório, contrato, etc.) é carimbada com um tempo que não pode (facilmente) ser falsificado.

Dinheiro Digital: Foco: privacidade em transações, compras, credenciais não vinculáveis, notas blindadas. “Moedas digitais” podem não ser possíveis.

DSS, Padrão de Assinatura Digital: o mais recente padrão do NIST (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, sucessor do NBS) para assinaturas digitais. Com base na cifra de El Gamal, alguns consideram o substituto fraco e pobre para esquemas de assinatura baseados em RSA.

Email não rastreável: um sistema para enviar e receber correio sem rastreabilidade ou observabilidade. Receber correio anonimamente pode ser feito com a transmissão do correio de forma criptografada. Somente o destinatário pretendido (cuja identidade, ou nome verdadeiro, pode ser desconhecido do remetente) pode decifrar a mensagem. Enviar correio anonimamente aparentemente requer misturas ou uso do protocolo de criptógrafos de restaurantes. Foco: derrotar os bisbilhoteiros e análise de tráfego. Uso do protocolo DC (dining cryptographers).

Escutas (eavesdropping), ou escutas telefônicas passivas: interceptando mensagens sem detecção. As ondas de rádio podem ser interceptadas, as linhas telefônicas podem ser tocadas e os computadores podem ter emissões de RF detectadas. Até mesmo linhas de fibra óptica podem ser aproveitadas.

Esteganografia: uma parte da criptologia que lida com esconder mensagens e obscurecer quem está enviando e recebendo mensagens. Muitas vezes, o tráfego de mensagens é enviado para reduzir os sinais que,

32