Página:Da França ao Japão (1879).djvu/101

Wikisource, a biblioteca livre
78
DA FRANÇA AO JAPÃO

O chumbo é argentifero, e contem aproximadamente meio por cento do prata, o que é verdadeiramente rico.

Os principaes productos agricolas encontrão-se um Su-Tchmen e consiste em sedas fortes e resistentes, em algodão, em fumo, o qual póde ser comparado com o das ilhas Philippinas, o chá, principal producto de consumo na China, verniz e mil outras producções.

O Tong-King conta hoje para mais de quinhentos mil christãos em suas dezasete provincias, e, em breve tempo, este rico paiz será inteiramente christão, fazendo excepção com os demais situados também na Asia.

A Cochinchina muito ganhará com o novo tratado assignado pelo rei do Tong-King; será um posto avançado da França, que virá a adquirir a mesma importancia de que gosa Cincapura, como grande emporio do commercio inglez na Asia.

O almirante Krantz, já commandou a devisão franceza dos mares do sul; elle nos fallou do nosso paiz, do seu primeiro cidadão, da sua constituição, etc., forão alguns momentos de immenso prazer os que gastamos em conversar com este militar e habil administrador.

Como teríamos de visitar Hong-Kong, e na volta, a importante cidade de Shangai, deixamos de observar a população chineza de Saïgon e concentramos toda nossa attenção para os annamitas que ahi encontramos; e com alguns podemos conviver durante o tempo que o Ava demorou-se neste porto, graças ao prestimoso hotelleiro que ahi encontramos.

Os individuos annamitas com quem conversamos, erão de raça cochinchina, fallavão o francez e vierão de Húe, havia já alguns annos, em companhia de officiaes da marinha franceza.

Segundo elles nos disserão, o governo de seo paiz é como o da China; também existem os mandarins que governão com o junco o povo e as famílias.

Os seos usos são simples, trabalhão somente para comer, e os indivíduos das classes inferiores não nutrem a esperança