Página:Da França ao Japão (1879).djvu/28

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
19

pelas erupções, e que, outras vezes, estas lavas são acompanhadas por muitas substancias diversas, que se encontrão nas importantes collecções geologicas, estudadas com o maximo cuidado.

A ascensão ao Vesuvio começa em Resina, depois de entrarmos em Portici, um dos arrabaldes de Napoles, assim chamado, por ter sido este lugar o Herculis porticum dos antigos; em seguida, deixa-se a estrada de Sorrento e toma-se uma outra que vai costeira aos flancos do morro, porém, em voltas tortuosas até chegar a uma antiga ermida, hoje transformada em hospedaria ou albergue. Ahi, encontrão-se cavallos, que em meia hora levão os toristas além do Summa, cujo solo é completamente coberto com camadas de cinzas ou escorias. Então, a ascensão é bastante difficil e trabalhosa, e gasta-se mais de meia hora para chegar-se até o boqueirão da cratera; onde, os olhos se extasião diante de vastos panoramas, e o nosso coração se concentra intimidado por tanta grandeza á vista da nossa pequenhez.

De Portici á cratera, gastamos mais de tres horas; ora, viajando de carro e a cavallo, ora a pé, com as plantas mortificadas pelas asperidades das escorias apezar da fortaleza dos nossos botins, que, as vezes, sem encontrar ponto de apoio resistente, aprofundavão as camadas de cinzas e lançavão esta materia sobre nossas vestes.

Entretanto, vimos bellas filhas da Albion, com suas louras madeixas e saphiricos olhos, vencerem com coragem todos os obstaculos, e galgarem o alto do Vesuvio, para d’ahi gozarem do esplendido espectaculo que a natureza nos offerece.

Lançando os olhos para o amphitheatro immenso, que se estende aos pés da montanha, subita idéa se apodera do viajante, que interroga o futuro, sobre a sorte d’esta cidade, ameaçada, a todos os instantes, de ser soterrada debaixo de camadas de projectis, como perecerão Pompeia e Herculanum.

Já que fallamos d’estas antigas cidades, cumpre-nos confessar que, por imperdoavel imprudencia na distribuição que