Página:Da França ao Japão (1879).djvu/50

Wikisource, a biblioteca livre
6
DA FRANÇA AO JAPÃO

lisados, de modo que este grande melhoramento, que facilitava a navegação do Oriente, fosse realisado pelo concurso de todos os interessados; e assim, garantida a livre navegação do canal, mediante uma retribuição pecuniaria.

Apezar dos obstaculos que a egoista politica ingleza oppunha á execução de tão reclamante necessidade, sem duvida receiando, pela approximação das distancias, a concurrencia das outras marinhas mercantes; soube o Sr. de Lesseps refutar todas as objecções que notaveis engenheiros inglezes apresentavão as bases do seo projecto; — a que deo inteira execução.

Franqueada á todas as bandeiras, a inauguração do canal de Suez marca uma data nova para a navegação com o Oriente. Outr’ora, a navegação para os paizes da Asia era difficil e muito mais longa. Assim, a navegação de Marselha a Hong-Kong pelo canal, apresenta uma differença para menos, de tres mil léguas do que pelo Atlantico, passando pelo cabo da Boa Esperança; e comprehende-se, as vantagens que resultão da economia de tempo e de dinheiro para as praças commerciaes da Europa.

O comprimento do actual canal é approximadamente de trinta leguas; a sua largura é inferior em alguns pontos a do nosso Parahyba, porém permitte a passagem de um grande navio das maiores dimensões.

O Ava seguia serenamente pelo canal, apenas a fraca aragem, vinda dos areiaes da Arabia, lançava sobre a tolda uma fina areia que incommodava-nos algum tanto. Já tinhamos vencido os trinta primeiros kilometros, quando o pratico que guiava nosso navio, tendo observado que os signaes, collocados em toda a extensão do canal, ordenava de acostar o navio, executou a manobra, e alguns minutos depois, um grande paquete inglez da linha da China passava na distancia apenas de alguns metros do estibordo do Ava.

A vista desses immensos areiaes sem vegetação nem vestigios de vida, impressiona profundamente o viajante habituado ao continuo jogo das manifestações da natureza.