Página:Da França ao Japão (1879).djvu/96

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
73

Não é esta, a parte deste livro a mais appropriada para fallarmos das vantagens e inconvenientes da emigração chineza para nosso paiz, deixaremos esta questão para quando tratarmos da China e de seus habitantes.

Os chins de Cincapura dividem-se em diversas classes conforme suas profissões; os mais estimados são os naturaes de Fo-Kien, que se distinguem pelos seus costumes e usos dos demais, e se empregam no commercio mais importante da ilha; alguns, são negociantes e commissarios do importante commercio de exportação para alguns paizes da Europa.

Encontram-se na ilha excellentes madeiras de construcção, as larangeiras, as mangueiras, os excellentes magostões [1], e outras arvores fructiferas, todos os legumes das zonas equatoriaes e raizes farinaceas.

O reino animal é representado pelos macacos de diversas especies, o gato selvagem, a lontra, o porco espinho, o tigre, o leopardo e uma variedade de reptis entre os quaes, a serpente, conta mais de quarenta especies. Os passaros tambem são numerosos e alguns possuem uma bella e vistosa plumagem.

As especiarias das Indias são todas exportadas para Europa de Cincapura, e a maior quantidade vai directamente para Inglaterra em saccos ou em granel, no fundo dos navios, onde depois de accondicionada é importada nos paizes da América do Sul, e, em geral em todos que não dispõem de um commercio maritimo de longo curso. Só as transacções que ahi se fazem de pimenta, cravo, canella, sagú e camphora importão mensalmente em milhares de libras esterlinas.

No hotel onde nos hospedamos, durante a demora do Ava em Cincapura, vimos negociantes malayos que offerecião aos viajantes alguns objectos fabricados no paiz. Estes individuos só se occupão no commercio volante, ora á espera de estrangeiros


  1. Estes fructos são de saboroso gosto, devidem-se em gommos de côr alvissima sendo a côr de sua casca e o seu tamanho semelhante a de uma romã.