Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/182

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Escreveu:

Hypoemia intertropical : dissertação inaugural. Rio de Janeiro, 1863 — E' seguida de proposições sobre os seguintes pontos: Da albuminuria durante a prenhez. Arsenico. Qual a natureza e tratamento das urinas vulgarmente chamadas leitosas na chyluria, e a razão de sua frequencia nos paizes inter-tropicaes.

O beri-beri na provincia de Minas Geraes. Rio de Janeiro, 1874.

Da dismenorrhéa expoliativa: hypothese, apontamentos e observações. Rio de Janeiro, 1876 — Foi lido este trabalho na primeira sessão da sociedade medica, e publicado no 3° volume de sua revista.

Da acção abortiva do sulfato de quinino. Rio de Janeiro, 1874 — Sahiu na mesma revista.

Applicação do galvano-caustico à cura radical da hydrocele. Rio de Janeiro, 1874 - Idem.

— Discurso pronunciado na camara dos senhores deputados na sessão de 22 de agosto de 1882. Rio de Janeiro, 1882. 45 pags. in-12 — Versa sobre assumptos de interesse á industria.


Antonio Felix Martins, Barão de S. Felix — Nasceu no Rio de Janeiro a 20 de novembro de 1812.

Formado em medicina pela faculdade da côrte, foi nomeado lente substituto la secção medica da mesma faculdade, e passando depois de alguns annos, com a reforma das academias em 1855, a lente cathedratico de pathologia geral, pediu e obteve jubilação, tendo completado o tempo de exercicio que a lei prescreve. Tem exercido diversos cargos, como os de vereador e de presidente da camara municipal do municipio neutro; cirurgião da guarda nacional em que foi reformado com o posto de tenente; inspector do hospital maritimo de Santa Izabel de Jurujuba ; provedor de saude do porto, e membro da junta central de hygiene publica.

E' do conselho de sua magestade o Imperador; medico da imperial camara; grão-mestre honorario do grande oriente unido do Brazil ; membro do conselho director da instrucção publica; commendador da ordem da Roza e cavalleiro da de Christo ; membro honorario da imperial academia de medicina; socio do instituto historico e geographico; socio do conservatorio dramatico, do instituto dos pharmaceuticos, da sociedade propagadora das bellas artes e de outras, e escreveu — além de diversos artigos nos Annaes brasilienses de medicina, o seguinte :

Irritabilidade e principio activo dos nervos: these para o concurso á cadeira de physiologia. Rio de Janeiro, 1843.

Memoria historica dos acontecimentos notaveis da faculdade de medicina do Rio de Janeiro durante o anno de 1857. Rio de Janeiro, 1858 — Com varios mappas e documentos.

Memoria historica dos principaes acontecimentos da faculdade de medicina do Rio de Janeiro, durante o anno de 1858, Rio de Janeiro, 1859 — Idem.