Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/185

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


porque, fallecendo seu pai, foi obrigado a vir á. Bahia, e tomar conta de uma propriedade de assucar, engenho, casando-se então com dona Maria Adelaide Sodré.

Cultor dedicado das lettras, pouco interesse tirando da lavoura, passou a outro sua propriedade agricola, e vindo para a capital da provincia em 1859, foi nomeajo director geral dos estudos, de cujo exercicio passou para o de director da bibliotheca publica, tornando a exercer aquelle logar interinamente, na recente administração do Barão Homem de Mello, para o fim de elaborar um projecto de reforma da instrucção publica, o que effectivamente fez, apresentando um projecto neste sentido.

Antonio Ferrão Moniz é commendador da ordem de Christo, e escreveu :

Elementos de mnthematicas: Elementos de arithmetica. Bahia, 1858, 378 pags. in-8º — Este livro é o primeiro de um curso completo que tem escripto, mas que por motivos particulares não continuou a publicar. A arithmetica é dividida em duas partes: 1ª parte, da formação dos numeros; 2ª, da comparação dos numeros. Tem em seguida um appendice, ou 3ª parte, em que se trata da applicação da arithmetica ao commercio.

Reflexões sobre o projecto de lei apresentado pela commissão encarregada da reforma da instrucção publica. Bahia, 1860, 144 pags. in-4.º — Nesta obra o autor trata da reforma que reclama a instrucção com tanta proficiencia que foi pelo governo provincial incumbido de um trabalho neste sentido e então apresentou o

Projecto de reforma da instrucção na Bahia. Bahia, 1879 — E' uma reproducção por outros termos das ideias já manifestadas no escripto precedente.

Catalogo geral das obras de sciencias e litteratura que contém a bibliotheca publica da provincia da Bahia. 1º volume, Bahia, 1878 — Este livro que traz na frente o retrato de dom Marcos de Noronha Brito, Conde dos Arcos e fundador da bibliotheca publica da Bahia, contém como introducção do catalogo a classificação methodica e encyclopedica de todos os conhecimentos humanos até á pagina 541, classificação, por onde se póde bem apreciar a vasta erudição de seu autor. Contém em seguida uma Memoria da bibliotheca publica da provincia da Bahia, escripta pelo bacharel Antonio Moniz Sodré de Aragão, filho do autor, e a este offerecida; uma correspondencia do Investigador portuguez do mez de março de 1812; a biographia de Francisco Agostinho Gomes por Francisco Primo de Souza e Aguiar, e tres quadros desdobraveis da classificação de que se trata.

Trabalho da commissão da junta de lavoura sobre os meios de se fazer a estrada de ferro da Bahia ao Joaseiro, apresentado pelos membros da commissib Antonio Ferrão Moniz, José Joaquim de Oliveira Junqueira e Justino Nunes do Sento Sé. Bahia, 1852, 17 pags. in-8,º