Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/335

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
310
AN


se achar a todo o tempo que se precisar de algum dos documentos que nella se contém, juntos com tanto trabalho por seu autor, etc. »

Discurso historico, geographico, genealogico, politico e encomiastico, recitado em a nova celebridade, que dedicaram os pardos de Pernambuco ao santo de sua cor, o B. Gonçalo Garcia. Lisboa, 1751.

Sermão de Santo Antonio em o dia de Corpo de Deus no convento do Recife. Lisboa, 1751.

Sermão de S. Pedro Martyr, prégado na matriz do Corpo-Santo do Recife. Lisboa, 1751.

Sermão da restauração de Pernambuco do dominio hollandez, prégado na Sé de Olinda em o anno de 1731. Lisboa, 1752 — Sahiu reproduzido na Revista do instituto historico, tomo 23°, 1860, pags. 365 a 386. Fôra copiado e offerecido a sua magestade o Imperador pelo padre Lino do Monte Carmello, e por sua magestade offerecido ao instituto.

Josephina regio-equivoco-panegyrico : tres praticas e um sermão do glorioso patriarcha S. José, offerecidos ao fidelissimo rei dom José em um discurso encomiastico de sua feliz e auspiciosa acclamação, prégados na igreja matriz da Parahyba. Lisboa, 1753.

Sermão da rainha Santa Izabel de Portugal. Lisboa, 1762.

Gemidos seraphicos : exequias celebradas pela provincia de Santo Antonio na morte do fidelíssimo rei, dom João V. Lisboa, 1755 — São da penna de frei Antonio Jaboatão a dedicatoria á rainha,dona Maria Anna d'Austria, e um sermão que por essa occasião prégara elle no convento do Recife.

Jaboatão mistico em correntes sacras dividido. Corrente 1ª: panegyrica e moral. Lisboa, 1758 — Este livro contém uma collecção de dez sermões diversos.

Corrente 2.ª Panegyrica e moral — Inedita. Consta de sermões em solemnidades de diversos santos.

Corrente 3.ª Scraphica e panegyrica — Idem. Contêm sermões de santos e de varias solemnidades da ordem seraphica.

Corrente 4.ª Moral e ascctica — Idem. Contém sermões de quaresma, penitencia e doutrina.

Corrente 5.ª — Idem. Contém sermões em diversas festividadês e titulos da Santissima Virgem.

Catalogo genealogico das principaes familias, que procedem de Albuquerques e Cavalcantes em Pernambuco, e Caramurus na Bahia, tirado de memorias, manuscriptos antigos e fidedignos, autorizados por alguns escriptores, por frei Antonio de Santa Maria Jaboatão — Original de 546 pags. Pertence ao instituto historico.

Das poesias de frei Antonio Jaboatão não ha noticia alguma; consta-me que elle, antes de fallecer, as inutilisou.


Frei Antonio de Santa Maria Traripe. — Natural da Bahia, nasceu na Purificação de Santo Amaro em 1707 e falieceu em Olinda depois de 1761.