Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/362

Wikisource, a biblioteca livre
AR
337

Questões de direito. S. Paulo, 1879 — Como indica o titulo da obra, nella se desenvolvem diversos pontos de direito.


Aristides de Souza Spinola — Nasceu na villa, hoje cidade de Caeteté, na Bahia, a 29 de agosto de 1850, sendo seus paes o coronel Antonio de Souza Spinola, que representou a Bahia em tres legislaturas, e dona Constança Pereira de Souza Spinola.

Para dar uma ideia da rara intelligencia que desenvolveu desde seus estudos de humanidades, seja-me licito aqui expôr um facto que se acha narrado n'uma noticia biographica no periodico a Lei, de setembro de 1878: Um dia leccionava philosophia o sabio e venerando frei Antonio da Virgem Maria Itaparica, e aogitando-se questões entre o mestre e seu joven alumno Aristides Spinola, aquelle, com assombro geral, deixa a cadeira que occupava, e offerece-a ao alumno, tomando o logar deste entre seus condiscipulos. Matriculando-se depois na faculdade do Recife, onde recebeu o grau de bacharel, ahi a sua applicação e assiduidade foram taes, que durante os cinco annos do curso academico nem uma só falta deu!

Dando-se ao exercicio da advocacia, fez diversas excursões pelo interior de sua provincia, e particularmente pelo valle de S. Francisco, com o fim de estudar diversas localidades, por onde colheu importantes notas do maior interesse publico; administrou a provincia de Goyaz de 1879 a 1880; foi eleito deputado provincial na legislatura de 1878 e na subsequente, e deputado geral na primeira legislatura da eleição directa, em 1881. Alem de alguns escriptos ineditos por occasião das excursões que fez na provincia, e de outros de collaboração no Diario da Bahia, são de sua penna:

Presidencia do Barão Homem de Mello na Bahia: excursões administrativas. Bahia, 1879, 209 pags. in-8° com quatro tabellas — Consta este livro de uma collecção de artigos publicados no Diario da Bahia, sendo alguns da redacção desta folha, mas estes mesmo addicionados com varias notas do doutor Spinola.

— Relatorios sobre a administração da província de Goyaz. Goyaz, 1879 e 1880, 2 vols. — Estes relatorios contêm grande cópia de informações sobre a provincia, e o segundo foi quasi em sua totalidade transcripto no Jornal do Commercio.

Estudo sobre os indios que habitam as margens do rio Araguaya: memoria — em que se occupa dos indios carajás e que se acha annexa ao relatorio da exploração deste rio pelo engenheiro J. R. de Moraes Jardim, publicado no Rio de Janeiro, 1880.

Orçamento do ministerio da agricultura: discurso proferido na sessão da camara dos senhores deputados de 13 de julho de 1882. Rio de Janeiro, 1882, 70 pags. in-12.

Elemento servil: discurso proferido em sessão de 22 de junho, Rio de Janeiro, 1883, in-12.