Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/393

Wikisource, a biblioteca livre
368
AU

campanha contra o Paraguay; foi cirurgião do batalhão de artilharia da guarda nacional da capital da Bahia, desde o principio de seu quarto anno da faculdade até entrar para o exercito; se viu gratuita e espontaneamente por occasião de diversas epidemias, e na que grassou ao norte do imperio em 1861 exerceu o cargo de inspector de saude publica e do porto na provincia de Alagôas; serviu por espaço de cinco annos, tambem gratuita e espontaneamente, como cirurgião do corpo militar de policia desta provincia; e achando-se no exercicio dos logares de medico dos operarios militares do arsenal de guerra da côrte e de inspector da límpeza publica, foi dispensado de ambos em fevereiro de 1878 por causa das urgencias do Estado.

O doutor Blake, sendo estudante, fundou e foi o unico redactor e proprietario do

Athenetu: periodico scientifico e litterario dos estudantes da faculdade de medicina da Bahia. Bahia, 1849-1850, in-fol. de 2 col. — Sahia por mez um folheto de 20 pags. Além dos escriptos ahi publicados, ha outros de sua penna no Guaycurú, Musaico, Crepusculo, Noticiador Catholico, Borbolêta (de cuja redacção fez parte) e Marmota da Bahia, assim como no Archivo medico brazileiro, Annaes de medicina, Gazeta dos hospitaes, Guaraciaba, e Beija-flôr do Rio de Janeiro. Alguns destes escriptos ahi vão mencionados com o mais que tem publicado.

Dous cazamentos: romance. Bahia, 1846 — Sahiu no Musaico, pags. 112, 175 e 252 e seguintes.

Deus e o homem. Bahia, 1848 - No Noticiador Catholico, revista hebdomadaria sob os auspicios do arcebispo dom Romualdo.

Reflexões sobre a saudade, considerada como uma molestia d'alma e dando causa a uma serie de affecções pathologicas. Bahia, 1849 — E' a these inaugural do autor, seguida de proposições sobre os diversos ramos da medicina. Escrevera elle para sua these um volumoso trabalho com o titulo: As paixões e sua influencia sobre o organismo; mas, não podendo por motivos particulares dar ao prelo esse trabalho, serviu-se de um dos seus capitulos com algumas modificações. Um dos capitulos desta obra, Amôr, foi publicado em alguns numeros do Guaraciaba; algumas das proposiçõos foram depois desenvolvidas em revitas, como a de botanica « Os vegetaes tambem sentem» que o foi no Atheneu, n. 11, e a de physiologia «A firmeza é um apanagio mais do bello sexo, do que do homem » que foi desenvolvida na Beija-flôr, da côrte, 1850, tomo 3°, n. 1 em um artigo com o titulo «Uma defesa ao bello sexo.»

A febre epidemica na Bahia, en 1849 — Dous artigos insertos nos Annaes brazilienses de medicina, tomo 5°, ns. 5 e 12. Em seguida ao 2° se acha um trabalho do autor sobre um facto clínico.

Do acido arsenioso, como succedaneo do sulphato de quinino nas febres intermittentes. Rio de Janeiro, 1851 — Sahiu na Gazeta dos hospitaes, tomo 1°, ns. 21, 22 e 23, e foi reproduzido no Correio Mercantil da Bahia, no dito anno.