Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/398

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
373
AU


para a exposição desto anno. Nesta obra trata o autor da topographia, da fauna, da flora, da industria e da criação neste municipio.

These para o concurso á cadeira de latim do imperial collegio de Pedro II. Rio de Janeiro, 1883, 80 pags, in-4° — Contém umn. disserta­ção sobr as ellipses, precedida de ligeiras considerações sobre outros pontos dados para these.

Epistola a proposito da instrucção pastoral sobre a maçonaria, do bispo de Olinda — Sahiu no periodico religioso Apostolo de 28 de julho de 1875.

Cantico das sciencias naturaes. 1879 — Com este titulo publicou Aureliano Pimentel dous artigos no periodico Sul-Mineiro de 16 e 26 de abril deste anno.

Theologia — Vem inserto na Bibliotheca Popular de Bernardino Saturnino da Veiga. Campanha, 1879.


Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho, 1°, Visconde de Sepitiba — Filho legitimo do coronel Aureliano de Souza e Oliveira, nasceu na prvincia do Rio de Janeiro a 21 de julho de 1800, e falleceu a 25 de setembro de 1855, sendo formado em direito na universidade de Coimbra, depois de estudar dous annos na academia militar; fidalgo da casa imperial e gentil-homem da imperial camara; senador do imperio pela provincia de Alagôas; do conselho de sua magestade o Imperador; dignitario da ordem do Cruzeiro e cavalleiro das de Christo e da Roza; membro do instituto historico e geographico brazileiro e de outras associações litterarias da Europa.

Foi um dos homens que mais importantes serviços prestaram ao Brazil, já na carreira da magistratura onde serviu até o cargo de desembargador da relação da côrte, já na carreira administrativa, presidindo as provincias de S. Paulo e do Rio de Janeiro, e finalmente na politica como ministro do imperio, da justiça e dos estrangeiros em diversas épocas. Dirigindo esta pasta, foi quem dirigiu os actos diplomaticos o feliz consorcio do actual Imperador, e em 1833, na da justiça, sabendo que se organizava um partido para restauração de dom Pedro I, cuja direcção se attribuia a José Bonifacio de Andrada e Silva, o mandou prender, suspendendo-lhe a tutoria do joven principe herdeiro do throno e de suas augustas irmãs. Escreveu:

Varios relatorios — quer como presidente de provincia, quer como ministro ne estado.

Projecto de estatutos para a organização da sociedade philopolytechnica, emprehendida em S. João d'El-Rei, offerecidos á mesa administrativa da bibliotheca publica desta villa. Rio de Janeiro, 1828, 40 pags. in-4.°

A bibliotheca nacional possue uma collecção de

Officios dirigidos pelo ministerio dos negocios estrangeiros acerca de diversos assumptos ao conselheiro José de Araujo Ribeiro, ministro do