Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/96

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


assembléa de sua provincia, que representou na camara temporaria nalegislatura de 1863 a 1866.

Escreveu:

- O morticinio da Victoria; manifesto apresentado ao publico pelo doutor Ambrosio Machado da Cunha Cavalcante. Recife, 1880, 75 pags. in-8.º – Refere-se o autor ao conflicto dado na cidade da Victoria, provincia de Pernambuco, no qual foi assassinado o Barão da Escada, por occasião da eleição senatorial do doutor Luiz Felippe de Souza Leão.


D. Amelia, Duqueza de Bragança e Imperatriz do Brazil - Filha do principe Eugenio, Duque de Leuchtemberg, segunda esposa do immortal fundador do imperio e madrasta de sua magestade o Imperador dom Pedro II, nasceu em Munich a 31 de julho de 1812 e falleceu em Lisboa a 26 de janeiro de 1873.

Enviuvando a 24 de setembro de 1834, residiu sempre em Lisboa, occupando-se na pratica da caridade e de outras bellas virtudes, sendo um de seus bellos titulos ás bençãos da humanidade a instituição, toda sua, de um hospicio no Funchal, em 1853, para os militares affectados de thisica pulmonar, e de outras affecções e los orgãos thoracicos.

Era grã-cruz das ordens de Pedro I, do Cruzeiro e da Rosa, e escreveu:

- Adeuses da imperatriz Amelia ao menino adormecido. Rio de Janeiro, typ. de R. Rogier, 1831, 4 pags. in-8.º - A bibliotheca nacional possue este opusculo com a assignatura da dama do paço, dona Leonor da Camara. Refere-se elie ao actual Imperador, quando seu augusto pae partiu do Rio de Janeiro em 1831.


Amelio Carneiro da Silva Braga - E' natural da provincia de S. Paulo, onde tem residencia, e me consta que servira como oflicial do exercito, ha muitos annos.

Cultiva a poesia, é socio do atheneu paulistano, e escreveu:

- Miscelania poetica: S. Paulo,... - E' uma collecção de diversas composições suas.

- Echos de Piratininga. S. Paulo, 1864, 311 pags. in-8.º - E' um livro dividido em duas partes, onde estão colleccionadas novas composições em verso. Depois tem publicado muitas

- Poesias avulsas em revistas e outras publicações litterarias, como o almanack litterario de S. Paulo, de José Maria Lisboa, publicação annual de 1875 em diante.


Americo Brasiliense de Almeida e Mello – Nasceu na cidade de S. Paulo a 8 de agosto de 1833, sendo seus paes o doutor Francisco Antonio de Almeida e Mello e dona Felizarda Joaquina Pinto e Mello.