Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/103

Wikisource, a biblioteca livre

do Norte, como ajudante do Engenheiro Chefe (Commissão Americana).

Exerceu o logar de Engenheiro Director das obras publicas do Ceará por duas vezes e foi director e professor de Inglez no Lyceu de Fortaleza, no qual lecciona hoje o curso de Mathematicas.

Faz parte do Corpo Consular Extrangeiro como Agente Consular dos Estados Unidos d’America do Norte. Precederamno no cargo José Smith de Vasconcellos, Seddom Morgan, Dr. Guilherme Síudart e de Lacy Wardlaw, que era ao mesmo tempo commerciante e Ministro do Evangelho.

Com a retirada desse Pastor, ficou na direcção da Egreja Presbyteriana Cearense o Dr. Reynald Price Baird, ha pouco fallecido.

O Dr. A. E. da Frota tem o nome ligado ao movimento religioso do Estado para o qual coopera com os recursos de sua intelligencia e os de sua bolsa.

Antonio Eugênio Gadelha (Dr.) — E’ natural de Pacatuba, onde nasceu a 13 de Novembro de 1872, sendo seus paes Bemardino Senna Gadelha, e D.ª Maria Amora Gadelha.

Avós paternos José Ignacio da Silveira Gadelha e D.ª Maria Ignacia Gadelha e matemos João Pacheco Amora e D.ª Josepha Maria da Conceição Amora.

Estudou os preparatórios no Lyceu e Escola Militar do Ceará para a qual entrou a 1.º de Maio de 1889. Em 1891 matriculou-se no curso da Escola Militar da Capital Federal e ahi conquistou os galões de alferes-alumno a 9 de Janeiro de 1893, sendo confirmado no posto de 2.º tenente de Artilharia a 13 de Novembro de 1894.

Em 1896 recebeu o gráu de Bacharel em Sciencias pela mesma Escola e em 1897 concluiu o curso das tres armas.

Em 1899 continuando os estudos, foi graduado no anno seguinte com o curso de Engenharia Militar e de Estado Maior.

Transferido, a pedido, para a arma de Infantaria, foi praticar na Secção da Carta Geographica do Estado Maior do Exercito, Capital Federal.