Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/112

Wikisource, a biblioteca livre

Em 1892 veiu para Fortaleza e matriculou-se no collegio «Instituto de Humanidades», dirigido por Monsenhor Vicente Salazar da Cunha.

Tendo feito alguns preparatórios no Lyceu do Ceará, seguiu para o Recife em 1896. Quando em Fortaleza fez parte do Centro Literário, que foi, portanto, a associação que teve as premidas de seus escriptos poéticos. A’ Bibliotheca do Centro iria pertencer seu livro Myosotis, segundo elle proprio communicou á Directoria, mas o livro não foi publicado; muitos dos sonetos e poesias que pertencem ao Myosotis foram lidos em sessões do Centro.

Terminou o curso de preparatórios no extincto «Curso Annexo» á Faculdade de Direito do Recife, sendo nella approvado nas matérias do primeiro anno em Abril de 1898.

Recebeu o gráu de Bacharel em sciencias juridicas e sociaes, solemnemente, no dia 7 de Dezembro de 1902.

Em Outubro de 1902 foi nomeado Promotor Publico da cidade de Monte Alegre no Estado do Pará, sendo, depois de muitos mezes, removido para S. Miguel do Guamá, para onde foi nomeado Juiz Substituto em Setembro de 1903.

Voltando ao Ceará foi nomeado secretario da Faculdade Livre de Direito em Março de 1904, e em Agosto de 1906 lente substituto da 8.a secção, da mesma Faculdade.

Em Dezembro de 1904 foi apresentado e eleito pelo partido republicano cearense Deputado á Assembléa Legislativa do Ceará, sendo ultimamente reeleito para o quatriennio de 1909 a 1912.

Ha pouco fizera distribuição da Memória Histórica da Faculdade Livre de Direito do Ceará, 1907, Fortaleza, TypoLythographia a vapor 68, Rua Formosa, 1908, 62 pp., que escrevera a convite e por eleição dos seus collegas da Faculdade.

Victimado por uma appendicite, falleceu em Fortaleza ás 2 horas da madrugada de 19 de Fevereiro de 1909.

Deixou inédito um livro de poesias intitulado Dos tempos idos.

93