Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/114

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Avós maternos Francisco de Paula Tavares Coitinho e D.ª Lourença de Paula Tavares Coitinho, naturaes de Pernambuco, e de origem portuguêsa, e paternos Antonio Gonçalves da Justa, português, e D.ª Maria Neta da Justa, cearense e filha de português.

De notável inclinação para os estudos da mechanica, teria feito nome invejável nessa especialidade, si outro fosse o meio em que vivesse e si não houvesse attentado contra a existencia em momento de invencível prostração moral. Esse triste facto teve logar a 2 de Julho de 1909, contando elle 34 annos de edade.

A aerostatica era sua occupação predilecta, e mostrou-o com a publicação da monographia:

Navegação Aerea (Aeroscapho), in 8.º de 52 pp. impresso na Typ. Moderna a vapor Ateliers Louis, 71, Rua Formosa, Fortaleza, 1899.

Aeroscapho é o nome por elle dado ao apparelho de sua invenção, apparelho mixto do genero mais pesado que o ar, segundo diz no 1.º cap. da monographia.

Sei que dias antes do suicidio Antonio da Justa destruirá grande acervo de papeis por elle escriptos, escapando felizmente de perda tão sensivel o trabalho, que tinha entre mãos sob o titulo A Aeronautica, do qual já havia escripto a introducção As Origens da Aeronáutica e os capítulos Theoria do balão livre e Construcção de um balão aerostatico. O manuscripto esteve por alguns dias em meu poder.

Mais de uma vez escreveu no Jornal do Commercio do Rio sobre assumptos de arte.

Antonio Henrique Rabello — E’ cearense, mas desconheço a localidade em que nasceu e quando nasceu.

Um dos patriotas de 1817, pagou com a vida o seu muito amor á liberdade, subindo ao cadafalso em Pernambuco a 5 de Julho. Teve a cabeça decepada e esta, exposta na Ponte do Recife, consumiu-a o tempo.

Suas ultimas palavras foram • Viva a Patria.

E’ este o lançamento que lhe diz respeito no livro da

95