Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/122

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Antonio José Machado (Senador) — Nasceu em Fortaleza a 14 de Outubro de 1809 do consorcio do Coronel José Antonio Machado com D.ª Antonia Moreira da Conceição Machado.

Na edade de 12 annos partiu a 3 de Fevereiro de 1822 para Lisbôa, recommendado pelo pae aos cuidados dos deputados, que nessa occasião seguiam a tomar parte nos trabalhos da Constituinte.

Alli frequentou o curso de jurisprudência na Universidade de Coimbra, concluido o qual abriu a sua matricula, mas tendo sido creadas no Brasil as Academias de S. Paulo e Olinda, regressou para a patria indo continuar os estudos na Academia de Olinda na qual recebeu no anno de 1834 o gráu de Bacharel em sciencias juridicas e sociaes.

Voltando á província, foi nomeado em 1836 juiz de direito da comarca do Aracaty, cargo que exerceu até 1842 quando foi removido para a de Sobral da qual foi removido, em 1846, para Baturité.

Duas vezes exerceu o cargo de chefe de policia da Província (em 1853 e 1855) e em uma dessas occasiões o Governo Imperial houve por bem agracial-o com a commenda de Ordem de Christo.

Removido em 1857 para a comarca de Angra dos Reis (Rio de Janeiro), foi logo nomeado Desembargador com exercício na Relação da Côrte.

Em 1836, como primeiro supplente, tomou assento na Assembléa Provincial, merecendo ser eleito em mais duas legislaturas até o anno de 1841. Foi tambem deputado geral pelo Ceará em varias legislaturas.

Escolhido Senador a 21 de Maio de 1861 na vaga deixada por morte de José Martiniano de Alencar, pouco tempo occupou a cadeira pois veio a fallecer a 12 de Julho do mesmo anno.

Sobre o Senador Machado publicou José Liberato uma Necrologia, que tem a data de 18 de Agosto e é offerecida ao Coronel Machado e sobre seu pae consulte-se a Revista do Instituto do Ceará, vol. 20, pp. 349.

103