Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/123

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Antonio José Moreira (Vigario de Fortaleza) — Nasceu em S. Bernardo de Russas a 5 de Setembro de 1773 e foi baptisado a 15 do dito mez pelo carmelita da reforma P.e Estanislau de Santa Theresa, sendo padrinho João Francisco Sam Payo, solteiro, morador em Aracaty e representado por João Francisco Sam Payo, morador em Russas e casado em Portugal.

Era filho do Capitão José Antonio Moreira, natural do bispado de Leiria, freguezia de S. Lourenço em Carvide, casado a 5 de Março de 1764 com D.ª Martha da Costa de Oliveira, natural de S. Bernardo de Russas e ambos moradores no Aracaty; neto paterno de José Moreira e de sua mulher D.ª Maria Domingues de Lima, naturaes de Carvide, e materno de Amaro José da Costa, natural de Lisbôa e de sua mulher D.ª Josepha Maria de Oliveira, natural de Sergipe d’El-Rei.

Amaro José da Costa era filho de Domingos da Costa e de sua mulher D.ª Catbarina de Senne, ambos de Lisbôa, e D.ª Josepha Maria de Oliveira era filha de Pedro Serrão de Carvalho e de sua mulher D.ª Joanna da Sylva de Mello, naturaes de Sergipe.

Do casamento de José Antonio Moreira com D.ª Martha da Costa, que foi celebrado pelo parocho de Russas Manoel da Fonseca Jayme, serviram de testemunhas José Pinto Lopes e Miguel Rodrigues Correia, que é o tataravô dos Mons.res Bruno de Figueiredo e João Dantas. Delle provieram tambem Luis Theodosio da Costa Moreira, professor, Nicolau, Amaro, Angela que foi casada com Manoel Antonio Alves Ribeiro, Angélica, casada com José Mendes, Ignacia, casada com Antonio Antunes de Oliveira, Maria, casada com o português José Nunes, e Antonia nascida em Aracaty a 9 de Novembro de 1782, baptisada a 30 do dito mez pelo vigário José Carlos da Silva Carneiro, servindo-lhe de padrinhos Jacintho José da Costa Barros, tio do presidente Costa Barros, e D.ª Maria Ignacia Cavalcante, fallecida em Alagoas.

D.ª Angélica consorciou-se em Novembro de 1797 em

Aracaty com José Mendes da Cruz Guimarães, que aos 20

104