Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/124

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


annos veio para o Brasil em 1796, esteve em Pernambuco por alguns mezes e transferiu depois a residencia para aquella localidade.

José Mendes da Cruz Guimarães era filho de Simão Mendes e de sua mulher D.ª Rosa Mendes, naturaes de Guimarães.

Uma de suas filhas, D.ª Anna Mendes Barbosa Cordeiro foi mulher do Major Simão Barbosa Cordeiro.

Por occasião da deposição do governador Rubim a 3 de Novembro de 1821, o Vigário Antonio José Moreira fez parte do governo provisorio que se organisou sob a presidência de Francisco Xavier Torres, e a 24 de Dezembro foi eleito deputado ao Supremo Congresso das Côrtes juntamente com o sargento-mór Pedro José da Costa Barros, P.e Manoel Felippe Gonçalves, Manoel do Nascimento Castro e Silva e José Ignacio Gomes Parente. Mais tarde a 29 de Abril de 1824 foi elle o presidente da commissão enviada a Pedro José da Costa Barros para impor-lhe o abandono da presidência da Provinda, facto que se realisou, com o protesto do dito presidente, a 26 do mez de Agosto do mesmo anno.

Fez parte da sessão extraordinaria do Grande Conselho Provincial, assignando a respectiva acta como conselheiro do governo republicano, e na subsequente reunião do Collegio Eleitoral foi escolhido como um dos representantes do Ceará para o Supremo Conselho Salvador a reunir-se em Pernambuco.

Os outros representantes do Ceará foram: P.e Alencar, Vigário Pacheco Pimentel, P.e Jaguaribe, Mello e Cesar, Francisco Ibiapina, Marianno Gomes e Costa Alecrim.

Antonio Lauriano Ribeiro — Nasceu a 3 de Junho de 1818, sendo seus paes Lauriano Antonio Ribeiro, e D.ª Maria de Castro Cordeiro Ribeiro, e falleceu a 11 de Junho de 1869.

Era contador aposentado da thesouraria provincial.

Conheço delle o seguinte trabalho:

Relatorio dirigido ao Exm.º Snr. Presidente da Província

do Ceará Dr. João Silveira de Souza, no anno de 1859

105