Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/34

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


teceu na Varzea das creoulas (O Padre Verdeixa pag. 11), nasceu no Icó.

Foi um dos cumplices do assassinato de João Facundo cuja politica, aliás, acompanhou nos primeiros tempos.

A vida politica de Agostinho divide-se em duas phases: na primeira fervoroso liberal, amigo de João Facundo, creatura dos Castros, adversario de Conrado Niemeyer para cuja demissão de commandante das armas concorreu poderosamente graças ás suas relações com José Rabello de Sousa Pereira, que fora secretario de Barba Alardo e de Manoel Ignacio de Sampaio eoccupava então posição saliente no Ministério da Guerra; na 2.ª caranguejo ou conservador enragé, connivente dos seus parentes Fernandes Vieiras ou Carcarás em todas as perseguições aos ex-correligionarios, inimigo dos Castros até ao assassinato de Facundo.

Com os liberaes foi C.el das antigas milícias e Dignitário da Ordem do Cruzeiro e com os conservadores Deputado provincial e Commendador da Rosa.

Era 1.º vice-presidente da Província quando falleceu a 19 de Janeiro de 1842. Carta Imperial de 8 de Outubro do mesmo anno deu-lhe por substituto o C.el chefe de legião da Guarda Nacional de Fortaleza, Joaquim Mendes da Cruz Guimarães.

Sobre o C.el Agostinho lea-se o Officio de 11 de Outubro de 1832 do General Pedro Labatut ao Brigadeiro Bento Barrozo Pereira, ministro da Guerra.


Alarico Damasio (Dr.) — Nasceu a 15 de Maio de 1882 em Fortaleza e baptisou-se a 16 de Abril de 1883 na Egreja do Patrocínio, sendo padrinhos o Major João Severiano Ribeiro e D.ª Anna Virginia de Seixas Damasio.

E’ filho do Dr. Cândido Mariano Damasio e D.ª Izaura de Seixas Damasio, ambos naturaes da Bahia.

Alumno distincto e trabalhador, iniciou o seu curso preparatório no então Gymnasio Nacional, hoje como outrora Collegio D. Pedro II, em Abril de 1894 e o concluiu no Gymnasio de Florianopolis, Santa Catharina, em 1898.

15