Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/37

Wikisource, a biblioteca livre

ções, Alberto Nepomuceno de dia a dia fazia mais accentuada sua personalidade artística e alargado o circulo dos amigos e admiradores, conseguindo até, e na edade de 18 annos, substituir ao maestro Euclides Fonseca como director de concertos do Club Carlos Gomes, quando a morte privou-o e á familia do amparo e amor do chefe dedicado.

As necessidades materiaes, então desmesuradamente maiores, não abateram o espirito do joven musico, antes foram estimulos a apurar-lhe a rara vocação

Eil-o que volta ao torrão natal e aqui entrega-se á vida do professorado, mas o destino o convida a scenario mais vasto.

Deixando mãe e irmã entregues aos cuidados de um thio, seguiu para o Rio de Janeiro sem reco mm en dações e sem recursos; elle sentia, porem, possuir as melhores credenciaes, os melhores titulos de apresentação no valor dos proprios merecimentos como homem e como artista.

No Rio, continuando os estudos e attrahindo a attenção publica, foi acceito no Club Boethoven como virtuoso executante e appareceu em concertos e reuniões musicaes ao lado de Arthur Napoleão e de White, violonista, que, lhe conhecendo o talento e os dotes, serviam-lhe como de guias. Um outro seu admirador e amigo era Bernardelli a quem tanto deve a arte da estatuaria no Brasil.

Animado por esses e outros amigos que se comprometteram a custear-lhe as despezas de viagem e residencia, decidido a viajar e a conhecer a musica nos seus centros de maior cultura e aproveitamento, preparou-se Alberto Nepomuceno a atravessar o Oceano, mas antes deliberou fazer algum peculio dando concertos pelas províncias do Norte em companhia do distincto violoncellista Frederico do Nascimento.

São desse tempo seus concertos no nosso Club Iracema em que mais de uma vez os laureados artistas foram devidamente applaudidos e saudados pelo que de mais selecto possuia a sociedade Cearense.

Emprehendida a viagem ao extrangeiro, em 1888, Al-

18