Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/38

Wikisource, a biblioteca livre

berto Nepomuceno frequentou varios Conservatorios, como por exemplo o de S. Cecilia em Roma, tendo tido a felicidade e o bom gosto de estudar sob a direcção de mestres da ordem de Sgambatti, Terziani e de Sanctis.

Da Italia concorreu para o concurso do Hymno da Republica Brasileira, obtendo o 2.º premio, que lhe dava direito a uma pensão de 550 francos mensaes por 4 annos.

O merito dessa sua composição avulta si se considerar no curto tempo de que dispoz para preparal-a devido á distancia em que então se achava do Rio de Janeiro, donde um amigo lhe transmittiu pelo telegrapho a letra do Hymno.

Coube a Miguez o 1.º premio com o donativo de vinte contos, que, aliás, não recebeu, fazendo delles offerta ao Con- servatorio do Rio de Janeiro sob a forma de um esplendido orgam.

Graças á pensão poude seguir para Zurich afim de estudar o allemão e assistir ás grandes audições do Tonhalle, onde foram executadas peças de sua lavra.

De Zurich partiu para Berlin e ahi foi acceito na Escola dos Mestres sob a direcção de Herzogenberg, seu professor de composição, e depois frequentou o Conservatorio Stern ouvindo as lições de Arno Kleffel.

Prolongada sua pensão por mais 2 annos, seguiu para a Capital de França afim de aperfeiçoar-se em orgam com o professor A. Guilmant o que conseguiu com pleno successo.

Da volta á patria em 1896 assumiu o logar de professor de orgam no Instituto Nacional de Musica, honra com que fôra distinguido ainda quando na Europa. Desde então datam seus esforços e triumphos na reforma da musica sacra entre nós.

Entre suas muitas composições de verdadeiro merito e nas quaes se revela a prodigiosa fecundidade de seu cerebro notam-se os « Romances Brasileiros, » alguns delles com palavras do nosso poeta Juvenal Galeno, preludios, côros e musica de scena para a Opera « Electra », assumpto grego traduzido em verso por Chabault, que foi representada em Pariz na sala de Saint-Barbe des Champs, « Symphonia, » diversos trechos

19