Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/39

Wikisource, a biblioteca livre

para orchestra e a musica para a Opera em um acto « Artemis », de Coêlho Netto.

Quando Alberto Nepomuceno seguiu para Europa em Dezembro de 1900, levava começada a legenda dramatica em 3 actos « Pela Fé », mais tarde baptisada de « Abul », da qual ouvi trechos primorosos em minha estada no Rio de janeiro em 1907, todavia não poude fazer conhecidas naquelle meio as suas composições por motivo de grave enfermidade, que o accommeteu e que o obrigou a sujeitar-se a duas intervenções cirúrgicas. Tendo convalescido em Christiania depois de haver estado em Vienna e Berlin, regressou á patria para se ver distinguido com a escolha de Director do Instituto Nacional de Musica em substituição ao fallecido Leopoldo Miguez.

Questão de intransigência de caracter e de amor á classe fel-o resignar essa eminente posição e voltar ao seu posto de professor de composição e de orgam no Instituto, mas mesmo a posse do maestro Henrique Osvaldo, que o substituiu, deu occasião a uma apotheose aos seus méritos com a inauguração solemne de seu busto no salão Miguez tendo no pedestal riquissima corôa com os dizeres: Ao sempre grande, ao sempre digno. — O busto é uma obra prima devida ao cinzel do insigne Bernardelli.

Em Outubro de 1906 havendo Henrique Osvaldo pedido exoneração do logar, voltou a substituil-o Alberto Nepomuceno, o mais brasileiro de todos os compositores de que se orgulha o Brasil, e nesse posto se mantem com brilho inexcedivel.

Eis a largos traços a vida do notável patrício a quem a fama já está a acclamar como o verdadeiro fundador da escola de musica genuinamente Brasileira, empreza para que elle se sente apparelhado, empreza que levará a effeito a avaliar pelo preludio de uma sua partitura tirada do « Garatuja, » romance de José de Alencar.

Da conhecida creação do romancista Cearense conseguiu o maestro Cearense extrahir uma comedia em verso esplendidamente musicada e enthusiasticainente applaudida pelos entendidos.

20