Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/40

Wikisource, a biblioteca livre

Ella foi, contamos todos, a risonha manhã de proximo dia brilhante na arte musical, então todo vibrante de sentimentos genuinamente nossos, todo empenhada em traduzir em bellos trechos symphonicos os feitos gloriosos dos nossos vultos historicos, as grandezas naturaes da patria querida, a alma nacional.


Alberto Teixeira Pequeno (P.e) — Nasceu na cidade do Icó a 30 de Abril de 1875, sendo seus paes o Coronel Antonio Teixeira Pequeno e D.ª Maria Antero Pequeno.

Tendo começado os estudos com seu thio P.e Dr. Francisco Ferreira Antero na cidade natal, continuou-os no Seminário da Fortaleza durante o quinquennio de 1890 a 1894.

O anno lectivo de 1895 estudou no Seminário da Bahia e no fim desse anno foi para Campos dos Goytacazes, séde então do Bispado de Nicteroi, e no Seminário da nova Diocese continuou os estudos fazendo parte tambem do corpo docente.

Em Agosto de 1896 entrou no Collegio Pio Latino Americano, em Roma, e ahi recebeu a Tonsura e todas as Ordens até o Presbyterato, que lhe foi conferido pelo Cardeal Vigário de Sua Santidade, o Ex.mo Lucido Maria Parrocchi, a 9 de Abril de 1898.

Regressando nesse anno ao Brasil, foi para Petropolis, para onde tinham sido transferidos a Séde e Titulo do Bispado de Nideroi, e leccionou no Seminário Diocesano até que se fechou dito estabelecimtnto.

Foi parocho por algum tempo de Nova-Friburgo, Capellão do Asylo «N. S.fl do Amparo» de Petropolis, e secretario particular de S. Ex.ª Rev.ma D. Francisco do Rego Maia. Na transferencia deste Bispo para a diocese do Pará, o P.e Alberto Pequeno, depois de o acompanhar ao Pará, foi para o Semirio de Olinda (Abril de 1902) e nesse Estabelecimento é professor da cadeira de Theologia Dogmatica e de Philosophia.

Um seu irmão, Plinio Teixeira Pequeno, acaba de ordenar-se tambem em Pernambuco (Janeiro de 1910).

21