Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/78

Wikisource, a biblioteca livre

e fez parte da força que occupou a Ilha de Cabrito, como chefe de um morteiro, empenhando-se no combate de 1.º de Abril, dado á Ilha pelos inimigos, com tal distincção que foi agraciado com o Habito de Christo, quando ainda praça de pret. Tomou parte nos combates de 2 e 24 de Maio de 1866.

Em 1867 foi commissionado no posto de 2.º tenente, sendo elogiado pelo denodo e bravura com que se portou no combate de 4 de Novembro de 1867 em Tuiúty, e promovido a 2.º tenente effectivo eni Fevereiro de 1868. Tomou parte, e foi elogiado, no combate de 21 de Março de 1868 no assalto e tomada das fortificações de Tuiúty. Fez parte das forças que sitiaram a praça de Humaytá até a sua rendição e bem assim do 2.º corpo de exercito que, fazendo a vanguarda, desembarcou no porto de S. Antonio a 5 de Dezembro de 1868, e no dia 6 atacou o exercito Paraguay na ponte de Itororó.

Muito então se distinguiu, sendo agraciado com a medalha de merito e bravura militar. Tomou parte na batalha de 11 de Dezembro de 1868 em Avahy, sendo elogiado e promovido ao posto de 1.º tenente por actos de bravura, e seguiu para Lombas Vallentinas, assistindo aos combates de 21 e 27, pelo que mereceu ser agraciado com o habito da Rosa. Tomou parte ainda no cerco ás forças Paraguayas no forte de Angustura e assistiu á sua rendição.

Promovido a capitão em commissão para commandar uma bateria do 1 º de artilharia, ficou na defesa do reducto em Pirajú donde seguiu para Rosário a enccrporar-se ás forças ao norte do Manduvirá.

Regressando para o Rio de Janeiro em 1870 e, proseseguindo nos seus estudos, em 1872 concluiu o curso de Estado maior de l.ª classe e em 1873 o de Engenheiro, tomando o gráu de bacharel em sciencias phisicas e mathematicas.

Em 1883 foi nomeado adjunto do curso superior da Escola Militar, depois professor da mesma Escola, e com a creação da Escola Superior de guerra professor de ambos os periodos

de uma aula do curso de Estado Maior de l.ª classe.

59