Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/118

Wikisource, a biblioteca livre

96 DOM JOAO VI NO BRAZIL

A introducgao de um novo elemento reinol e de farto elemento estrangeiro, aquelle mais refinado e este mais pro gressive, foi gradualmente modificando para melhor as con- digoes de vida no Rio de Janeiro, sem que porem pudessem ellas jamais ter attingido no tempo de Dom Joao VI o as- pecto geral de facilidade, regularidade e grandeza que deve- ria caracterizar a capital e sede de uma tal monarchia. De onde derivaria comtudo a corte portugueza, para em- prestar uma outra apparencia a vida ate entao acanhada e um tanto tosca da cidade dos vice-reis, uma elegancia que ella propria verdadeiramente nao possuia ? Por isso o viver fluminense nao variou tanto quanto se poderia imaginar com a trasladagao da familia real, perdendo ate em troca de certa presumpcao adiantada que assumiu, uma boa parte do seu antigo encanto provinciano.

Ao tempo de Luiz de Vasconcellos, quando se construio no sitio mais fresco da cidade um Passeio Publico no gosto amaneirado do seculo, com seus tanques e repuxos, suus py- ramides de granito com inscripgoes e suas estatuetas allego- ricas, as familias tomaram por costume alii se rcunirem as noites, especialmente de luar. Entoavam-se modinhas e lundus com o acompanhamento das ondas quebrando-se cie mansinho contra o paredao do terrago, cujo parapeito eia guarnecido de vasos de flores, e o divertimento acabava por alegres comezainas ao relento ( I ) .

A chegada em forte pelotao da fidalguia do Reino pre- judicou semelhante feigao despretenciosa da existencia social do Rio de Janeiro, sem substituil-a por nada de muito me lhor. A famosa ucharia, ninho da criadagem real estabele- cido atraz do Pago, derramou pela cidade o fartum das iuas

��(1) J. M. de Macedo, Um passeio pela cidade do Rto de Janeiro.

�� �