Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/178

Wikisource, a biblioteca livre

j:i(5 1><>\] JOAO VI NO 1JHAZIL

goas, salobras algumas d ellas, que fazem as vezes de rios de aguas perennes e onde vai beber um gado nao raro magro e doente. Koster descrevia o aspecto geral da capitania do Rio Grande do Norte, por exemplo, como "o de uma regiao mediocremente productiva ao sul de Natal, e de todo esteril ao norte dessa cidade, com excepgao das margens do Po- tengjr e das terras visinhas".

Contrastando com este scenario de seccas periodicas, extendendo-se pelo sertao do Ceara ate alcangar o do Piauhy, terras cujo povoamento se fora entretanto fazendo regular- mente, posto que distinguindo os seus habitantes um facii espirito migratorio, desdobrava-se a vastissima planura ama- zonica. Annunciava-a a capitania do Maranhao, uma terra caracteristicamente tropical banhada por grosses rios, pelos quaes e pelos igarapes que os ligavam desciam em pequenas canoas, na falta de estradas terrestres, os variados productos do solo, abrangendo desde o assucar, o algodao e o arroz ate o fumo, o cafe e os cereaes.

O Maranhao nao via de facto circumscripto a capital o seu incremento agricola e d ahi economico e social. Caxias, o antigo arraial das Aldeias Altas, contendo no seu termo 30.000 almas e devendo sua prosperidade a cultura do algo- doeiro, iniciada no seculo anterior pela Companhia do Mara nhao e Grao Para, e a energia dos seus habitantes, muitos d elles reinicolas, era um dos raros pontos florescentes do in terior do Brasil: chegava a exportar 25 a 30.000 saccos de cinco a seis arrobas cada um. A capitania toda ella ou pelo menos a parte entre mattas occupada pelas fazendas, pelas missoes, pelas egrejas e pelos povoados a margem do Itapi- curu, dava uma certa impressao de abastanga. A sua popula- qao or^ava, como a da Bahia, pelas 200.000 almas, almas

�� �