Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/314

Wikisource, a biblioteca livre

292 DOM JOAO VI NO BRAZIL

que tocavam a fronteira meridional do Brazil. Dom Joao por si caminhava cautelosamente, abrindo o passo a mais fecun- dos resultados com uma intelligencia de caracter pratico, que nao assustava e podia passar por uma demonstragao amigavel.

O conde de Linhares, porem, sempre mais apressado em ultimar seus pianos, como que adivinhando que a morte o espreitava de perto, quasi simultaneamente escreveu para Buenos Ayres uma carta reservada concitando essa colonia a rebelliao, desacreditando a constituigao politica formada, que trahia uma situagao hybrida, salientando o abandono dos estabelecimentos hespanhoes no ultramar pelo anniquila- mento da respectiva monarchia sob a acgao da intervengao franceza, e convidando o vice-reinado a submetter-se a pro- tecgao portugueza ( I ) . Era um franco appello a separacao da Hespanha e nao menos franco appello a annexagao a Portugal. O ministro do Principe Regente promettia a conservacao, dos privilegios existentes, a isengao de novos impostos e, com a seguranga de um commercio livre, o es- quecimento pelos Inglezes da sua recente expulsao e a re- nuncia a toda a idea de reconquista.

Ate que ponto estaria Linhares auctorizado pelo go- verno britannico a fallar assim, elle o calava; partia entre- tanto de premissas certas para chegar a tal conclusao, imagi- nando com acerto que os Inglezes se absteriam desde entao de atacar, mesmo no ultramar, os seus novos alliados da Peninsula, e que os Jnteresses britannicos pugnavam pela liberdade de trafico. Caso alias, este modo suasorio nao re- cebesse acolhimento favoravel e nao se evitasse portanto a effusao de sangue, o ministro estava disposto a nao recuar

��(1) British Museum, Cod. cit.

�� �