Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/338

Wikisource, a biblioteca livre

316 DOM JOAO VI NO BRAZIL

demora a acclamacao de Fernando VII (i), a quern Elio, em Montevideo, se dizia mafs directamente ligado e mais estrictamente fiel, si bem que nao dispensando igualmente a auctoridade de pendor autonomico e o poder intermediario de uma Junta. De resto seu fito verdadeiro, na opiniao ex- pressa de Presas, era dar Liniers por infiel e succeder-lhe no governo geral do vice-reinado.

O facto e que n esse malfadado embroglio platino cada qual procurava enganar o outro, adversario ou amigo, todos afinal se enganando a si mesmos. Nunca houve uma mais completa journee des dupes. Elio, a quem as Cortes de Cadiz elevaram afinal ao vice-reinado, dando-lhe Vigodet por suc cessor no governo de Montevideo, servia-se do apoio moral da corte portugueza para combater a Junta da capital pla- tina ao proprio tempo que, por conselho tambem de Casa Irujo, nao aceitava o offerecimento, o qual ja em 1810 Ihe era feito, de um contingente de 700 homens para guarnecer a sua praga e investir a de Buenos Ayres, temendo que o soc- corro desse em conquista.

Linhares protestava que o Principe Regente se desin- teressava das dissensoes intimas do Rio da Prata, ainda que reservando sua sympathia para qualquer combinagao gover- nativa que guardasse a fidelidade devida ao Rei d Hespa-

��<(1) E muito oxtraordinario que a fidelidaclo tostemnnhada por iLiniers ft sua patria adoptlva e ao seal Kei legitimo, dp Sprezando rs insinuaQocs do Na.poleao, por quom pi-ofcssava aliA S a maior admiraqao, seja razao para o historiador Mitre, Icvado por exag-g-crados piv^con- ceitos Bativlstas, o apodar de irresoluto. faLho em determinaqao e dcs- tituido da cora^cm decisi va que condivz aos grandes feitos. Obron pois muitx) acertadamente o Sr. Paul (iroussf. C restabeloicendo no sens es- tudos S oltrc Liniers (revisla La nil>lit< <-<i e Annie* da I- iblvotheca do Buenos Ayres) a vordadeira figura moral do he roe da Rwonquista, o qual proredeu em lodas estas cnu-rgcncias co>m re^erva i> lealdade dignas de um paladino feudal. Os ensaios do Sr. ,Oroussac sombre o seu compatriota de ber<;o ])oderiam ser suspeitos de nimia sympathia, si os nao comprovassem tantos documentos annexos.

�� �