Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/392

Wikisource, a biblioteca livre

370 DOM JOAO VI NO BRAZIL

hoi e 6$ os 50 kilos de tabaco. Naturalmente os pregos oscil- lavam conforme a maior ou menor procura do genero, e a procura dava-se maior quando occorriam certas circumstan- cias extraordinarias. A guerra de 1812, por exemplo, entre a Inglaterra e os Estados Unidos, foi de grande proveito para o Brazil, como o seria depois a guerra civil de 1861- 1865, impedindo a regular exportagao do algodao americano para o mercado britannico.

Em ambas as occasioes o nosso algodao subio considera- velmente, podendo dizer-se que durante o reinado de Dom Joao VI constituio, grac,as aos compradores inglezes, o prin cipal artigo da exportagao brazileira, o que melhor corres- pondia aos esforcos empregados pelo governo para protcger o commercio nacional, reflectidos na Junta creada em 1808 e reformada em 1816. Foi tambem este o anno em que o Rei mandou estudar, em conferencias de peritos presididas pelo conde da Barca ou pelo marquez de Aguiar, os meios de estabelecer complete um systema de relagoes commerciaes que ja funccionava de facto, mas era conveniente fomentar entre os differentes dominios portuguezes, tendo por nucleo o Rio de Janeiro. Era por outro lado idea privativa de Ma cao fazer no Brazil o entreposto das mercadorias da China, encontrando os estrangeiros no Rio aquillo que costumavam ir buscar a Cantao.

N um sentido nao ajudavam os productores brazileiros e vendedores portuguezes os benemeritos esforgos do go verno, e e que, para ganharem umas patacas a mais, adulte- ravam com frequencia os generos, misturando areia com o assucar, sementes com o algodao, outras substancias extra- nhas com o arroz ( i ) . Estava-se na inf ancia da arte da fal-

��(1) Correio BrorMiense.

�� �