Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/53

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 31

A esse tempo, comtudo, ja Napoleao occupava a Etruria por virtude das estipulagoes do tratado de 27 de Outubro, que o obrigava a dar o norte do Reino a Maria Luiza de Bourbon (i) e o sul a Godoy. Com justa razao hesitara este sobre o melhor caminho a seguir na consideracao dos seus interesses. Dos dous lados o solicitavam com empenho. Depois de lena, Napoleao, baseado na allianga em vigor, reclamou d elle contingentes, que se puzeram em marcha, a adhesao ao bloqueio continental e a reuniao da esquadra hes- panhola a franceza. Por seu lado, depois de Eylau, o oiinistro da Russia prometteu-lhe, em troca do concurso, a restituigao de Gibraltar e a cessao de uma parte de Portugal, promessas. que para serem cumpridas exigiriam entretanto a annuencia, voluntaria ou forgada, da Gra Br.etanha. Friedland e Tilsitt decidiram do rumo. dos acontecimentos immediatos, com pre- juizo do ambicioso valido hespanhol, cuja queda estava im- minente.

Ja terminara Junot em Lisboa o seu passeio triumphal e nao so Napoleao se esquivava a tornar publico e muito mais a dar cumprimento ao tratado de 27 de Outubro, como pre- parava publicac.6es vilipendiando Fernando e Godoy, com o fim de impopu]arizal-os, ao mesmo tempo que continuava a despejar sobre a Hespanha escolhidas tropas franceza;. Trez corpos de exercito logo se congregaram, e a breve trecho

(1) Rsta pobre princeza, retirada cm Nice com uma poquena ix iisao de Napoleao, que a despojara do throno que possuia, do quo Ihe dera e do quo Iho proniott : TU on solemne documonto, mandava a 26 de everoim clc isio portii- ao Principe Itegente Dom Joao que a tirasse do sou quasi ea^tiveiro, mandanclo buseal-a para a companhia d elle no Rio de Janeiro, como si ao infeliz m arido nao bastassc supportar castolhaiio o K<"nio irroquioto de Dona Carlota Joaquitia e ainda quizesse augmontar sua confusao domostica com a preseng-a d essa Ralnha no oxilio. ( Archivo do Ministerio das Kohu.-oos Exteriores do Brazil, onde se aeliam, alem de muitos documentos originaes, como os relativos aos esponsaos do Principe Real Dom Pedro, tod as as segun- daa vias da corres pontdencia diplomaitica de 1808 a 1821.)

�� �