Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/551

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 529

Os designios da Inglaterra sobre o sul do continente meridional mantiveram-se alias mais ou menos claramente, pode dizer-se que ate a independencia politica d essas regioes. Santa Catharina no Brazil parece ter sido um ponto prefe- rido de mira, e tanto se estava no Rio de Janeiro geralmente convencido d isso que alguns pensavam a principio ser a orga- nizagao da expedigao de 1816 nao contra Montevideo, mas destinada a defender alii a integridade do Reino. Marrocos escrevia a proposito ao pai: (i) "Agora esta entrando o comboy, que traz a ultima tropa de Lisboa, que me dizem ser de dez embarcagoes; e todos esperao que elles se portem tao bem, como os outros. Foi admiravel o pretexto, com que se mandou vir este soccorro do nosso Exercito de Portugal, que todos julgavao ser o destino da guerra do sul; mas tudo foi urdido em segredo por causa dos Inglezes. O destino verda- deiro (segundo me tern chegado a idea) de toda esta tropa e guarnecer e fortificar magistralmente a nossa ilha de Santa Catharina, que por sua situagao vantajosa, grandeza e mais circumstancias ha muito que tern sido o ponto fixo das pre- tencoes da Inglaterra, em questao da sua posse; para terem neste lugar do mund o tambem seu palmo de terra para exten- derem e conservarem perpetuamente o seu commercio, e talvez para outros fins, que eu ignore. A politica do nosso Ministe- rio neste ponto tern sido assas sublime, assim como o foi com o casamento das Sras. Infantas".

A elevagao do Brazil a Reino, alem de ser uma affirma- gao solemne da sua integridade territorial, foi a derivagao logica e a consequencia necessaria de um estado de cousas creado por circumstancias fortuitas, mas riao menos imperio-

��<1) ii^irtn do 30 de Marco do 1816, tempo a <jue os Inglezes jii tinha m cxixM-iniontado <.< miuistar comimercialmiente o Brazil.

�� �