Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/70

Wikisource, a biblioteca livre

48 DOM JOAO VI NO BRAZIL

pelos Germain ; toda a formosa bibliotheca organizada por Barbosa Machado, milhares de volumes reunidos com in- telligencia e amor, que constituiriam o nucleo da nossa pri- mefra livraria publica; ate o prelo e typos ( estes verdade e que dizem estavam ainda por desencaixotar ) mandados vir de Londres para uma imprensa destinada ao servigo do Ministerio de Estrangeiros e Guerra e que Antonio de Araujo trouxe comsigo na nau Meduza (i).

Apezar dos repetidos protestos de honestidade com que Junot acompanhava a remessa, de Lisboa para a mulher, em Pariz, de collares de pedras preciosas que dizia nao serem producto da pilhagem de guerra mas comprados com o seu dinheiro , ve-se que nao foi pequeno o seu desapontamento ao encontrar vazios e bem vazios os cofres do Pago. "Quanto aos diamantes brutos e talhados da coroa de Portugal, escre- via elle a duqueza, levaram tudo, ate um pedago de crystal que te recordaras de haver visto no gabinete de historia na tural de Lisboa, lapidado a imitacao perfeita do famoso dia mante de Portugal (2).

Nao ha duvida que o embarque foi apressado pela in- vasao, que ate a ultima se procurara evitar ou pelo menos postergar, tanto que so pouco antes da partida se transportou a familia real de Mafra para Lisboa com parte do pessoal dependente da corte. Havia longo tempo que a partida estava,

��(1) Foi este material que, por inspiraQao do conde de Linhares, serviu para fundar a 13 de Maio de 1808 a Impressao Regia, com o fim de imprimir legislagao, papeis diplomatics das varias repartigoes e "todas e quaesquer outras obras, e derramar a instrucgao publica." A primitiva sede da typographia official foi a rua do Passe io (onde esta hoje o edificio do Pedagogium) e administrou-a ate 1832 uma junta, primeiro fonnada do dezembargador Jose Bernardes de Castro, portuguez e de dous brazileiros, o futuro marquez de Marica e o futuro visconde de Cayru, com substitutos ( Memoria sobre Imipreusa, por Jose Verissimo, no Livro do Centenario, vol. I).

(2) Memoires de la Duchesse d Atorantes, Tome VII.

�� �