Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/71

Wikisource, a biblioteca livre

BOM JOAO VI NO BRAZIL 49

senao divulgada, planeada, assente em principio e ate certo ponto preparada, dependendo naturalmente a sua execugao da attitude do governo imperial. Si alguma precipitagao houve na realizagao do projecto, foi porque eram sempre fulminantes as resolu^oes de Napoleao e, no caso de Portu gal, tentou-se embahir a dynastia para obstar a sua desloca- cao para outro continente. Um Christiano Muller, que poucos mezes antes tinha sido encarregado de fazer o in- ventario dos papeis, livros, mappas e estampas de Antonio de Araujo, escrevendo de Lisboa para Londres a D. Domin- gos de Sauza Coutinho, ( i ) conta-lhe que na noite de 25 para 26 de Novembro o foram acordar para mandar encai- xotar immediatamente todo o pejtencente a Secretaria d Es- tado, ao que elle procedeu, remettendo no dia immediate 37 caixotes grandes para bordo da Meduza, debaixo da chuva copiosa que caracterizou o tempo procelloso da partida da familia real.

Sao dignas de registro as peripecias que precederam de perto o embarque para o Brazil. A esquadra britannica sob o commando do afamado marinheiro sir Sidney Smith sahiu de Cawsand Bay, com carta de prego e envoltos seus movi- mentos no maior sigillo, na manba de 1 1 de Novembro de 1807, chegando a foz do Tejo, ao que se diz, com uma ma- ravilhosa viagem (2). Abi foi o almirante primeiro infor- mado do encerramento dos portos portuguezes as proceden- cias inglezas, medida hostil com a qual no emtanto se ac-

��(I) Biibl. Nae. do Rio dc .Tanoiro, Colleccao Linhares, lata 11 (Papeis pai ticvilarcs do oomdo do Fnnolial, 1806 a 1810.)

i 2) Lieut. Count Thomas O Neill, A. COIK^C and accurate ac count of the proceed in;/* of the squadron under the command of Rear Ai/iiiirdl X/r II . HidiK i/ tfmitlt in effcdiny the escape, and escorting the royal family of Portugal to the Brazils. London, 1809. O auctor data a chegada de 14, devpndo n esle caso forqosamonte haver engano na data da partida.

D. J. 4

�� �