Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/84

Wikisource, a biblioteca livre

62 DOM JOAO VI NO BRAZIL

historiador, como em Tollenare, o viajante de commercio ( i ) , poderiamos f acilmente tragar a ascendencia espiritual do abbade philosopho.

O quadro por este auctor celebre esbogado do future grandiose do Brazil e dos meios indicados para realizal-o, merece ser lembrado porque, si Dom Joao VI o nao cumpriu exactamente, fez muito para se approximar do programma tragado; fez quanto ao seu temperamento timorato, de de- cisao lenta, e ao seu respeito pelas normas tradicionaes da administragao portugueza era dado fazer n esse caminho. Eis como escrevia, com bastante ignorancia dos detalhes mas grande magestade de phrase, o abbade Raynal : O Brazil converter-se-ha n um dos mais formosos estabelecimentos do globo (nada para isto Ihe falta) quando o tiverem libertado d essa multidao de impostos, d esse cardume de recebedores que o humilham e opprimem; quando innumeros monopo lies nao mais encadearem sua actividade; quando o preco das mercadorias que Ihe trazem nao mais for duplicado pelas taxas de que andam sobrecarregadas ; quando os seus pro- ductos nao pagarem mais direitos ou nao os pagarem mais avultados que os dos seus concorrentes ; quando as suas com- municagoes com as outras possessoes nacionaes se virem de- sembaragadas dos entraves que as restringem; quando Ihe tiverem aberto as Indias Orientaes e permittido extrahir do seu proprio seio o metal que exigiria esta nova ligagao. . .

A receita economica formulada em seguida sabe a todas as theorias de livre industria e livre cambio do seculo de

��(1) Auctor das Xotcs dominicales, conservadas ineditas na Bi- bliotheca de Santa Genoveva em Pariz, reveladas e aiproveitadas por F. Denis, e mandadas recentemente copiar, bem como traduzir e pnbli- car, na parte relativa a Pernamibuico, pelo Inst. Arch, e Geog. do Re cife. A residencia brazileira de Tollenare foi em 1817-18, o que o tornou espectador e memorista da mallograda revolugao pernam bucana.

�� �