Página:Dom João VI no Brazil, vol 2.djvu/21

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO BRAZIL 585

de peleja, cada vez se foi exaltando mais com o seu garbo, que tao bem impressionou o principe Maximiliano de Wied- Neuwied ( I ) .

Por muitos motives nao foi a occasiao de uma inter- vengao, conductiva de conquista, mal escolhida por Portu gal. De 1814 a 1815, ganhando vigor a resistencia com a restauragao bourbonica, todas as revolugoes sul-americanas para a independencia viram-se suffocadas, excepgao feita da das Provincias Unidas: tempo portanto esse de desanimo e de espectativa. So em 1817 comegaria a reacgao liberta- dora, movimento excentrico da revolucao argentina ame- ricanizada, em marcha para a emancipagao continental"

��(1) "A porgao de tropa que tern ohegedo de Lisboa lie man- dada desemlbarcar da banda d alem do rio, em huns sitios chamados a Praia Grande e a Armando das ~balcas, onde se Lhe tern preparado Quarters a ligeira, ou pro interim : e a Artilheria vai para a ILha das Cobras ; e para em tudo estar em seiparagao da tropa desta cidade, se esta preparando o sen Hospital na Ilha das Enohaidas, onde anti- gamente esteve o dos Inglezes. Apezar de nao terem feito desordeus, sao bem ajpontados pelas bebedeiras, e certo a,r de chibanteria ; mas tofta a gente Ihe espera pela quarentena, em qranto se Ibes gastao alguns vintens, que traziem, e se Hies surrao as fardinhas tafues, corn que ora apparecem ; pois como j-a succedeo aos primeiros, liao de ver-se em pou>cos dias com as caras amarellas, e catoisibaixos." (Carta ao Pai d3 8 de Novemtvro de 1815).

" Aqui tern chegado a Tropa mui arro-gante e valentona, e por isso estao em seiparagao da Tropa daqui, sendo aquartelada na mar- gem d ;alem do rio : esta em tudo disciiplinada a Ingleza, e dizem que em costumes a Franceza ; e por isso toda. a gente se desvia de tomar comhecimento com elles." (Carta a irma, de 15 de Novembro de 1815).

" Os corpos de Artilheria e Cavalleria, que chegarao de Lisboa, ja forao enviados >para o Rio Grande, icom escala por Santa Catharina : ate agora se tern portado muito bem, e a satisfagao geral ; antes pelo contrario tern sido mal corresponclidos da Trapa bra-via deste Faiz e mal rpinun crados com o quo Hie he devido : porem, tirando huma ou outra di ssengao particular, em que elles sempre mostrao que sao Partuguezes valentes, e nao Brazileiros co bardes, o geral tern sempr^ mostraido prudencia, sacego, mo ! dera(, uo, c ;:le boa condivcta. Affirma-se que o corpo de cai.-adores, que esta a chegar, he composto de Tvans- montanos esforg.ados e escolhidos dos que mais se distinguirao na ba- talha de Tala.ve.ra." (Carta ao Pai de 23 de Fevereiro de 1816).

"iPelas Gazetas inclusas vera V. Mce. como foi a entrada e re- cebi mento da nossa Tropa, que a todos os Brazileiix>s fez a maior

�� �