Página:Dom João VI no Brazil, vol 2.djvu/22

Wikisource, a biblioteca livre

586 DOM JOAO VI NO BRAZIL

(i). Nao admira por isso que fosse opiniao sincera do en- viado confidencial argentino no Rio D. Manuel Jose Gar cia nao so d elle, de outros, como D. Nicolao Herrera, monarchista convicto emigrado no Rio que a salvagao da sua patria, dividida pelas facgoes, privada de reconheci- mento, ameagada pela Hespanha, que dizia preparar contra ella a sua grande expedigao de Cadiz, so podia provir, com a independencia ou a annexagao, de Portugal.

A Inglaterra achava-se impedida de dar qualquer passo em favor da revolugao sul-americana pelos seus compromis- sos com a Hespanha, exarados no tratado de 1814; pelos seus interesses de potencia colonial, incompativeis com eman-

espectagao, por nunca terem visto cagadores, nem a sua differente dis- ciplina. A sua yiagem foi muito feliz e so perderao 3 homens, isto he dous de febres, e hum que cahio de noute bebado ao mar; o que me

foi communicado pelo Auditor da Divisao, Achao-se aquartelados

7io iiicsmo sitio da Praia Grande, onde e stivers o alojados os primei- ros, e cre-.se que aqui persistirSo ate depots da Acclamagao de Sua Ma- jfi staiU- o Sr. I). .Toao VI, que talvez sera no dia 24 de Juntoo ; e elles por lso farAo o diu uiais brilhante. Mandarao-e preparar com brevi- d:uli> a^-nnirs embanc agws de guerra, que devem sahir para Lisbon, &em, a buscar outra Divisao de G mil homens, que sao aqui neces- snrios para guafrnicSo de alguns Lugares niais importantes deste KiMno." K arta ao I ai de 18 de Abril de 1816).

"Sua Magestade e toda a Familia Real se achao ha hum mez

no sitio de S. Domingos, pouoo clistante do sitio da Praia Grande, ;

tern havido n>i><>tidos exercicios dos cagadores, que aqui chegarao do Kxercito di- J ortugal, representando-se aquellas batalhas, em que sc tern feito lamosos. Tern recoibido muita.s honras, e elles se tern portado muito bem, de sorte que tern merecido o agasalho de todos. ]-:sta semana tornao a embarcar todos, e se dirigem a desembarcar em Maldonado, afim de atacareui com vigor aos Hespanhoes do Rio da Praia, que ja tern passado as nossas fronteiras, e tern feito estragos no.s nossos prjuwiros postos Militares. Neste Arsenal sv tern feito huma infinidade de petreohos de guerra para elles levarem, como sao, esca- d.-is, machados, forquilhas, etc., etc. Logo que elles saiao, sahe tam- bem o Ma re soh al Beresford para Lisiboa, com as ordens competentes para alii orgaiiizar outra divisao de 6.000 homen-s, e dizem que sao destinados para guarnigao das duas cidades principaes do Rio de Ja neiro e Bahia, pois que a Tropa daqui he Tropa de Theatre." (Carta ao Pai de 28 de Maio de 1816).

(1) Mitre, Historia de San Martin y de la Emancipacion Sud- Americana, vol. I.

�� �